Os modelos de saúde podem ser classificados em : * 400 pontos Beveridgeano ou também chamado de monopólio estatal, onde o Estado é o regulador, e um exemplo desse tipo de modelo de saúde é Cuba. Beveridgeano é considerado o sistema de saúde onde o seu financiamento acontece por uma articulação entre planos de saúde, consumidores e patrocinadores Beveridgeano é um tipo de sistema de saúde onde o financiamento do mesmo acontece por meio de impostos, de controle parlamentar, sendo sua gestão denominada mista, por ser controlada tanto pelo setor público quanto pelo setor privado. Beveridgeano é o tipo de sistema de saúde onde o seu financiamento acontece por cotas obrigatórias provindas de trabalhadores e empresários. Bismarkiano ou também chamado de monopólio estatal, onde o Estado é o regulador. Um país que se enquadra nesse tipo de sistema de saúde é o Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
SUS. A regionalização é bastante enfatizada no Pacto, que propôs a conformação dos Colegiados de Gestão Regional (GDR) como uma estratégia importante para fortalecer a organização e o planejamento do conjunto de serviços em formato de redes integradas e regionalizadas
Seção 3.4
Modelos assistenciais adotados por outros países
Sistemas de Saúde Comparados
Analisar os sistemas de saúde de forma comparada é uma estratégia que possibilita reconhecer as características, as diferenças, as semelhanças e o desempenho dos
sistemas, permitindo conhecer experiências de sucesso de outros países para serem adotadas nos programas e políticas de saúde. Vale ressaltar que há diferenças socioculturais, políticas e econômicas que devem ser sempre consideradas.
Para entender um Sistema de Saúde é preciso identificar as peculiaridades das organizações, do conjunto de serviços, dos profissionais, das tecnologias, o financiamento, a gestão, a regulação e a prestação de serviços.
Os sistemas são classificados principalmente de acordo com o tipo de modelo universal ou segmentado de financiamento, regulação e o modelo assistencial adotado, ou seja, o tipo de prestação de serviços.
Embora classifiquemos os sistemas de saúde conforme modelos adotados, é necessário destacar que não há um modelo único de sistema de saúde. Ao afirmarmos que determinado país adota um modelo, estamos nos referindo ao modelo que predomina.
A configuração dos sistemas de saúde é determinada pelos posicionamentos políticos e ideológicos, do papel do Estado em relação aos serviços de saúde.
Através do sistema comparado de saúde é possível conhecer as características dos sistemas de saúde em outros países, assim como o seu desempenho.
Classificação de Sistemas de Saúde
Os principais modelos institucionais são: