Os modelos de gestão podem ser classificados de acordo com os seus objetivos em: modelos estratégicos, táticos e operacionais (ASSEN; BERG; PIETERSMA, 2010).
Dessa forma, podemos encontrar na literatura os seguintes modelos de gestão:
Modelos estratégicos:
Cadeia de valor
Estratégia do oceano azul
Matriz BCG
Road-mapping
Planejamento de cenários
Modelos táticos:
Análise MABA
Benchmarking
Ciclo de inovação
Modelo 7S
Modelo de excelência EFQM
Modelos operacionais
Análise Pareto
Balanced Scorecard (BSC)
Ciclo de Deming
Kaizen/Gemba
Seis chapeus do pensamento de De Bono
A fim de conhecer os modelos que podem conduzir os objetivos de um negócio, escolha um dos tipos de modelo de gestão citados e pesquise sobre: seu conceito, características, funções e aplicações.
Soluções para a tarefa
Dentre os modelos de gestão levantados, uma que cabe análise mais detalhada é o Benchmarking. O Benchmarking, por sua vez é a análise estratégica das melhores práticas usadas por outras empresas, podendo ser elas do mesmo ramo que o seu ou não.
O que é o Benchmarking:
Antes de tudo, o benchmarking é uma técnica bastante utilizada por empresas com o intuito de melhorar o desempenho da mesma. Ele é realizado estabelecendo-se um parâmetro de referência que a organização julga de sucesso e a partir disso avaliações comparativas são realizadas. O objetivo final é sempre a melhoria de produtos e processos.
Existem diversos tipos de benchmarking no mercado:
- Benchmarking interno: as comparações são realizadas dentro da própria organização. São analisadas outras áreas, equipes ou até mesmo indivíduos da empresa.
- Benchmarking externo: as comparações são realizadas fora da própria organização. São analisadas empresas do mesmo ou de outro segmento.
Cabe ressaltar que o benchmarking também pode variar de acordo com seu propósito, sendo então:
- Benchmarking competitivo
- Benchmarking funcional
- Benchmarking genérico
Aprenda mais sobre o benchmarking em: https://brainly.com.br/tarefa/47715276
#SPJ1