Os modelos de experimentação animal ainda constituem uma importante ferramenta na pesquisa científica na área da saúde. Essa prática deve estar baseada em princípios bioéticos, tanto para impor limites de dor e sofrimento quanto para fiscalizar instalações e procedimentos realizados com os animais ao longo da pesquisa.
Descrição da imagem não disponível
A partir dessas informações, como você deve proceder para colocar em prática sua ideia de pesquisa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Primeiro deve se certificar de que a sua instituição já tenha cadastro no sistema de Credenciamento Institucional para Atividades com Animais para Ensino ou Pesquisa (CIAEP), junto ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), por meio do Cadastro de Instituições de Uso Científico de Animais (CIUCA). As instituições credenciadas têm um número CIAEP e devem constituir sua própria Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) (Lei 11.794/08), de acordo com a Resolução Normativa n.° 20/2015. Com a CEUA constituída, o representante legal da instituição deve acessar o sistema CIUCA e realizar o pré-cadastro.
Após preencher os dados e requisitos, deve solicitar o credenciamento ao CONCEA.
O CIAEP só será emitido após a análise completa dos documentos e da aprovação pelo CONCEA.
O pesquisador responsável deve submeter o projeto de pesquisa ao CEUA de sua instituição, sendo assim, as propostas devem conter informações suficientes para permitir a análise da relevância e adequação aos princípios éticos e marcos legais relativos à experimentação animal.
O CEUA da instituição analisa e delibera o resultado, disponibilizando-o no sistema CIUCA/CONCEA.
Para que todos os princípios bioéticos sejam seguidos, o pesquisador que deseja trabalhar com modelo animal, deve submeter seu trabalho ao comitê de ética.
Modelo de experimentação animal - Comitê de ética
Qualquer trabalho/pesquisa que envolva como material de estudo modelo animal, precisa passar pelo comitê de ética.
O comitê de ética é responsável por receber a proposta do trabalho e avaliar se a metodologia está de acordo com os princípios bioéticos propostos pelo comitê. Tais princípios visam o aproveitamento total de todas as estruturas do animal, bem como uma morte e tratamento que não faça o animal sofrer.
Esta instituição, normalmente integra uma das secretarias das universidades do Brasil, facilitando assim a vida do pesquisador, que não precisa enviar para um conselho único que resultaria em um atraso da pesquisa.
Para aprender mais sobre o comitê de ética, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/49665957
#SPJ2