Os modelos atômicos que conhecemos ajudam a explicar melhor a estrutura dos átomos, desde as ligações entre átomos até a previsão de comportamento de moléculas mais complexas como o DNA. Ao longo da história, vários modelos foram criados na tentativa de explicar melhor a natureza da matéria e sua constituição.ALMEIDA, W. B. e Santos, H. F. Adaptado de Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, Modelos Teóricos para a compreensão da Estrutura da Matéria, n. 4, mai. 2001.Dadas as seguintes afirmativas com respeito à evolução histórica do surgimento dos modelos atômicos, assinale *as afirmativas* corretas.
a)A primeira concepção de modelo atômico considerava o átomo como uma partícula maciça e indivisível que comporia todas as substâncias, sendo idealizada por Dalton.
b)Com a descoberta dos elétrons e prótons, o modelo atômico de Dalton caiu por terra, visto que o átomo continha outras partículas e, portanto, não seria indivisível, conforme previa a teoria de Dalton.
c)Com a descoberta do núcleo, por Rutherford, observou-se que o modelo atômico proposto por J. J. Thomson possuía coerência e, portanto, concordava com os resultados experimentais.
d)O atual modelo atômico leva em consideração os argumentos da teoria quântica, principalmente a quantização de energia que foi desenvolvida pelo físico alemão Max Planck no final de 1900.
e)O modelo atômico de Sammerfild propôs que as órbitas dos elétrons em torno do núcleo seriam órbitas circulares ao invés de órbitas elípticas, conforme previa a teoria proposta por Niels Bohr.
l
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) verdadeira, o modelo de Dalton diz que o átomo é uma espécie esférica, maciça, indestrutível e imutável, sendo que átomos de elementos diferentes, teriam tamanhos esféricos diferentes, e numa reação, se combinariam. Vale ressaltar que o modelo de Dalton justificou a Lei da conservação das massas de Lavoisier.
b) Essa alternativa é verdadeira, todavia, o modelo de Dalton não "caiu por terra", pois, ainda é utilizado hoje para ilustrar muitos estudos em química, portanto, há um exagero aí, apesar de realmente ter sido refutado, pois descobriu-se a existência de partículas subatômicas.
c) Falso. Pois, o modelo de Thomson (Pudim de Passas), dizia que existia um emaranhado de elétrons incrustados numa massa positiva (como um panetone). Já no modelo de Rutherford, foi constatado que o átomo é um grande vazio, e a região nuclear, é estritamente pequena e densa.
d) Verdadeiro, com os avanços nos estudos da radioatividade de Rutherford e posteriormente, com os níveis energéticos e o salto quântico de Bohr, a quântica se desenvolveu nos modelos atômicos, abarcando muitas áreas de física para explicar o modelo.
e) Falso. O modelo de Bohr não diz respeito à órbita elíptica. Ele compartilhava algumas ideias de seu predecessor, Rutherford (órbitas circulares), com um adendo que Bohr incluiu a ideia de órbitas estacionárias, para que o elétron não fizesse uma espiral suicida, perdendo energia...
Explicação:
Espero que tenha ficado claro, abraços.