Os mitos representam o meio de se buscar explicações para fatos e fenômenos. Servem de exemplo a seres de diferentes épocas. Qual lição o mito de Teseu transmite à humanidade?
Soluções para a tarefa
espero ter ajudado
Resposta:
O mito de Teseu representa a supremacia da vontade, um sentimento atemporal, em relação ao medo, uma emoção.
Explicação:
Nesse contexto, o mito de Teseu conta a história da guerra entre o povo da região de Hélade e a temida Ilha de Creta, cuja vitória, no âmbito do mito, representa a vitória de Teseu sobre o Minotauro. Como sua pergunta requer uma resposta mais filosófica, vamos nos ater nas lições que o mito transmite à humanidade. As lições são proporcionais a cada indivíduo, entretanto, podemos abordar de forma mais clássica e abranger os principais pontos, como:
I - O medo, quando não administrado, pode causar a supressão da vontade e o estabelecimento das emoções como guia de nossas ações. Os helenos temiam os cretenses e viveram por muito tempo acreditando que eles eram imbatíveis, perdendo muitas batalhas e muitos de seus homens, sendo que foi necessário somente a bravura de Teseu, ou seja, o controle da vontade por parte do homem, para que o Minotauro fosse derrotado e a Grécia Antiga libertada da opressão cretense.
II - O machado, utilizado por Teseu, possui dois gumes, mostrando que ambos os sentidos devem ser trabalhados para que possamos enfrentar nossos desafios, o exterior e o interior, o intelecto e a ação, a força e a inteligência, etc.
III - O labirinto representa o caminho do discípulo durante sua jornada pela vida, ou seja, por mais que os caminhos sejam difíceis, e vão ser, devemos sempre nos ater naquilo que existe de mais nobre em nosso ser, nossas virtudes, nossa essência e nunca desviar de nossas metas e objetivos, por mais que o labirinto busque nos confundir.
IV - O fio de Ariadne, alusão ao novelo usado por nosso herói, faz um contraste entre a intuição e a ação, sendo que a intuição é uma expressão de nossa faculdades mais elevadas, das partes mais superiores de nosso ser. Devemos dar atenção ao que a nossa intuição nos diz, claro que existe uma linha entre a vontade e o desejo, devemos observá-la e seguir nossa "voz interior".