Sociologia, perguntado por Usuário anônimo, 9 meses atrás

Os mitos
Os mitos são narrativas sobre a origem do mundo, dos homens e das coisas por meio das relações entre Deuses e forças sobrenaturais, cuja ação aconteceu quando o mundo foi formado, o princípio. O mito também é uma narração que explica os fatos da realidade, os fenômenos da natureza. Eles são bastante simbólicos, suas histórias são carregadas de metáforas. Neles aparecem Deuses, seres sobrenaturais, heroínas, heróis, etc. O mito nos fornece mensagens profundas sobre nossa própria experiência humana. As histórias contadas pelas religiões tendo elas sido escritas ou não, são consideradas mitos religiosos para os pesquisadores de religiões. O mito religioso explica a realidade por meio de histórias sagradas.
As lendas são narrativas que misturam fatos, lugares reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. Elas procuram dar explicações para acontecimentos misteriosos e sobrenaturais. Exemplo: Boitatá e Curupira. As lendas se vinculam ao folclore. Na medida em que são contadas, elas vão se modificando ao modo de quem conta a história.
O conto, por sua vez, é uma narrativa que acontece em qualquer lugar e tempo (presente, passado ou futuro). O conto não se aprofunda nas características físicas e nas ações dos personagens. A função do conto é procurar levar o narrador a se envolver na trama. Exemplo: Bela Adormecida e Rapunzel.
A fábula é uma narrativa com objetivo de trazer algum ensinamento moral, cujos personagens são animais dotados de qualidades humanas. Exemplos: Chapeuzinho Vermelho e a Lebre e a Raposa.

1 - Narrativa com o objetivo de trazer ensinamento moral. *

a) mito

b) lenda

c) conto

d) fábula

Soluções para a tarefa

Respondido por eric7433
15

Explicação:

letra a mito porque o texto só fala sobre isso espero ter ajudado

Perguntas interessantes