Os mexilhões aderem fortemente às rochas através deuma matriz de placas adesivas que são secretadaspela depressão distal localizada na parte inferior doseu pé. Essas placas adesivas são ricas em proteínas,as quais possuem em abundância o aminoácido LDopa. Esse aminoácido possui, em sua cadeia lateral,um grupo catechol (dihidroxibenzeno), que tem papelessencial na adesão do mexilhão à superfície rochosa.A figura ilustra um esquema da placa adesiva domexilhão e um esquema da principal interação entre ogrupo catechol e a superfície do óxido de titânio, querepresenta uma superfície rochosa.A adesão do mexilhão à rocha deve-se principalmenteà interação intermolecular do tipo:a) ligação de hidrogênio.b) interação íon-dipolo.c) dispersão de London.d) interação eletrostática.e) dipolo permanente-dipolo induzido
#UFPR
#VESTIBULAR
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
As ligações de hidrogênio ou pontes de hidrogênio (termo em desuso) é um tipo de força intermolecular que ocorre ligando moléculas umas às outras. Nesse tipo de ligação intermolecular, termos um átomo de hidrogênio (atuando como polo positivo) ligando-se a moléculas bem eletronegativas como o oxigênio, flúor e nitrogênio.
Na imagem podemos observar o hidrogênio pertencente ao grupo catechol ligando-se ao oxigênio pertencente as moléculas da rocha formando uma ligação de hidrogênio e permitindo que a placa da concha possa se fixar na superfície rochosa (oxido de titânio) de uma forma resistente, e isto só é possível devido a esse tipo de ligação intermolecular.
ALTERNATIVA CORRETA LETRA A.
Espero ter ajudado!!!
Perguntas interessantes