Os métodos utilizados para medir a respiração da semente, baseados em trocas gasosas, são mais sensíveis, requerem menor quantidade de material e não são destrutivos, podendo consistir na determinação manométrica do O2 consumido ou na medição de CO2 liberado, utilizando métodos físicos como o analisador de gás infravermelho (IRGA), ou físico-químicos que se baseiam na retenção de CO2 em uma base e em sua determinação por titulometria (Crispim et al. 1994), calorimetria ou condutivimetria (Maestri et al., 1998).
CRISPIM, J.E.; MARTINS, J.C.; PIRES, J.C.; ROSOLEM, C.A.; CAVARIANI, C. Determinação da taxa de respiração em sementes de soja pelo método da titulação. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.29, n.10, p.1517-1521, 1994.
MAESTRI, M.; ALVIM, P.T; SILVA, M.A.P. Fisiologia vegetal: exercícios práticos. Viçosa: UFV, 1998. 91p. (Cadernos didáticos, 20).
Assinale a alternativa que apresenta a(s) fase(s) do processo respiratório aeróbico geral na germinação das sementes, em que os ácidos orgânicos são oxidados:
Escolha uma:
RESPOSTA AVA:
ciclo do ácido cítrico
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
ciclo do ácido cítrico
Respondido por
1
Resposta:
ciclo do acido citrico
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás