os métodos antes que anticoncepcionais comportamento se baseia em atitudes tomadas durante a relação sexual observação das características do ciclo menstrual tabelinha exemplo explique porque esses métodos não são considerados Seguros
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os métodos comportamentais, também conhecidos como métodos de abstinência periódica, ou métodos naturais, se baseiam em evitar as relações sexuais vaginais no período fértil do ciclo.
Como esses métodos funcionam?
Estes métodos evitam a gravidez impedindo o encontro do espermatozoide com o óvulo. Para tanto, a mulher evita relações sexuais com penetração vaginal durante o período fértil.
Em todos os ciclos menstruais a mulher tem um período em que ter uma relação sexual pode resultar numa gravidez, conhecido como o período fértil. O período fértil dura seis dias, compreendendo o dia da ovulação e os cinco dias anteriores. Em consequência, os métodos baseados na percepção da fertilidade funcionam predizendo os dias férteis em cada ciclo para que a mulher evite as relações nesses dias e, dessa forma, evite a gravidez.
Existem diferentes métodos para detectar o período fértil, por exemplo, utilizando só a história menstrual ou utilizando a observação de sinais físicos durante o ciclo ou exames laboratoriais. Diagnosticar com certeza quando ocorrerá a ovulação com uma antecedência de mais de 48 horas é muito difícil e os ciclos da mulher tendem a ter variações mais ou menos amplas. Por isso, todos os métodos, para oferecer eficácia anticoncepcional razoável, devem ser praticados com períodos de abstinência muito maiores do que seis dias ou tendo relações só no período pósovulatório, quando já há sinais claros que a ovulação ocorreu e o óvulo já não pode ser fecundado.
Embora, quando se usam seguindo estritamente as instruções e contando com a colaboração do parceiro para respeitar as datas de abstinência, alguns destes métodos podem ter uma eficácia alta, em geral, todos os métodos baseados na percepção da fertilidade são pouco eficazes no uso rotineiro (por volta de 20% de gravidez no primeiro ano, ou seja, engravida, em um ano, uma de cada cinco mulheres que usam estes métodos.
Explicação: