Os meristemas apicais das raízes e caules produzem células cujas derivadas se diferenciam em novas partes desses órgãos. Pautando-se nestas informações do conteúdo abordado sobre as células meristemáticas, analise as assertivas a seguir:
I. Os meristemas laterais são responsáveis pelo crescimento secundário ou pela espessura, são classificados em dois tipos a feloderme e súber.
II. O felogênio é um meristema lateral do vegetal que forma a periderme, produzindo súber em direção a superfície do órgão e a feloderme para o interior deste.
III. O câmbio é formado por uma bainha cilíndrica de células meristemáticas, cujas divisões produzem xilema secundário e floema secundário.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: Alternativa 4:
II e III, apenas.
Explicação:
O felogênio localiza-se na parte mais externa do caule e da raiz, quando ocorre o crescimento interno é chamado de feloderme, que são células de preenchimento e reserva, já o crescimento externo resulta no súber que são as células de proteção.
Em botânica, câmbio vascular é um tecido meristemático das plantas vasculares dicotiledôneas que dá origem ao xilema e floema secundários, nas plantas com crescimento secundário - as árvores e arbustos ou lianas lenhosas. Tanto em gimnospermas quanto em angiospermas dicotiledôneas, o aumento em diâmetro do caule e da raiz é devido a um processo de crescimento secundário resultante da atividade de meristemas laterais, chamado de câmbio.
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás