História, perguntado por Kael02, 1 ano atrás

Os mercantilistas foram uns dos primeiros economistas a estruturar algumas observações com sentido econômico. Sua preocupação com o poder de uma nação levou-os a pregar que a acumulação de metais preciosos era fundamental para o crescimento do país. Então, incentivaram a balança comercial positiva, a exploração de outras fronteiras e o estabelecimento de colônias, além de apoiarem a centralização do poder nas mãos dos monarcas. Sobre a escola mercantilista avalie as afirmações abaixo:

I.Para acumular esse metal, propunham a obtenção de excedente de exportações, necessárias para um País que deseja receber pagamentos em moeda;

II.Os capitalistas mercantes acreditavam na dominação e exploração de colônias e no monopólio do comércio em seu próprio benefício. (As colônias eternamente dependentes);

III.A escola serviu principalmente para o setor agrícola, pois segundo os mercantilistas, grande parte da riqueza era oriunda da agricultura.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, apenas

b)
II, apenas

c)
I e II, apenas

d)
II e III, apenas

e)
I, II e III

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

I é verdadeira, de modo que eram "inimigos" de uma balança comercial desfavorável, acreditando sempre que o fundamental para o bem-estar de qualquer economia era, sob quaisquer justificativas, exportar mais que importar.

II é verdadeira, de modo que viam, não como Mercantilistas, mas como Europeus, as colônias como suas legítimas "possessões", coisa que mesmo os liberais, posteriormente, fizeram.

III é falsa, esta é uma descrição dos fisiocratas, adversários teóricos dos mercantilistas.

É correta a alternativa C.

Perguntas interessantes