Os meninos carvoeiros Os meninos carvoeiros Passam a caminho da cidade. ― Eh, carvoero! E vão tocando os animais com um relho enorme. Os burros são magrinhos e velhos. Cada um leva seis sacos de carvão de lenha. A aniagem é toda remendada. Os carvões caem. (Pela boca da noite vem uma velhinha que os recolhe, dobrando-se com um gemido.) ― Eh, carvoero! Só mesmo estas crianças raquíticas Vão bem com estes burrinhos descadeirados. A madrugada ingênua parece feita para eles... Pequenina, ingênua miséria! Adoráveis carvoeirinhos que trabalhais como se brincásseis! ― Eh, carvoero! Quando voltam, vêm mordendo num pão encarvoado, Encarapitados nas alimárias, Apostando corrida, Dançando, bamboleando nas cangalhas como espantalhos desamparados! (BANDEIRA, Manuel. Poesia e prosa completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1987.) Comparando o texto acima, da 1ª fase do Modernismo brasileiro , com a imagem que traz como mote para a campanha: " Se você se calar, não vai parar " indique a alternativa mais adequada à denúncia também feita por Paulo Dantas em " A Butija dos Dizer "
a) a proposta dos autores e da campanha é usar a Literatura como forma de explicitar o tema , sem qualquer pretensão crítica, apenas contribuindo para compor as características do Modernismo.
b) o principal objetivo é resgatar aspectos históricos como a escravidão, por exemplo, atenuando o problema e revelando possíveis caminhos para a resolução, a longo prazo, de todos eles.
c) a referência que aproxima os textos é meramente ilustrativa, escolhendo o Trabalho Infantil como tema, por, mesmo que de forma branda, ainda mexer com os sentimentos do público.
d) a forma crítica como os textos exploram as temáticas contemporâneas, trazendo reflexões coerentes de situações atemporais com o propósito de levar ao público uma situação que envolve ao mesmo tempo denúncia e ações afirmativas de resolução.
e)ao sugerir a denúncia por parte do leitor, os textos sugerem que há situações que são inerentes ao poder público, cabendo ao cidadão comum mudanças radicais na forma de enxergar os problemas que assolam a sociedade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
vou tentar responde alternativa A
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Química,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás