Os meios de comunicação, frequentemente, tem noticiado lançamentos de foguetes para colocar satélites em órbita. A respeito de um satélite em órbita circular, afirma-se que: 1) O quadrado de seu período é proporcional ao cubo do raio de sua órbita. II) A força gravitacional sobre o satélite é nula. IM) Quanto menor for o raio de sua órbita, maior será o módulo de sua velocidade tangencial. Das afirmativas: A. Somente a l é correta; B. Somente a ll é correta, C. Apenas alell são corretas; D. Apenas a lle lll são corretas; E. I, ll e III são corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:I e II, Estão corretas. Explicação abaixo
Explicação: I, QUESTÃO: A 3ª lei de Kepler indica que o quadrado do período de revolução de cada planeta é proporcional ao cubo do raio médio de sua órbita. Por isso, quanto mais distante o planeta estiver do sol, mais tempo levará para completar a translação. ( I ) ESTÁ CORRETO
Explicação: II, QUESTÃO: A força de atração da Terra sobre um satélite artificial é nula, porque eles estão muito afastados de seu centro." ... É a força gravitacional que atua como resultante das forças centrípetas e mantém o satélite em movimento curvilíneo.
ESTÃO CORRETAS ( I e II )
Resposta:
As alternativas corretas, relacionadas ao lançamento de foguetes para colocar satélites em órbita, são as alternativas I e II. Letra correta é a C.
Explicação:
Vamos analisar cada uma das afirmações e verificar o que está correto e o que está errado:
- "O quadrado de seu período é proporcional ao cubo do raio de sua órbita." Trata-se de uma das Leis de Kepler, chamada de lei dos períodos ou lei da harmonia. Um ponto interessante que necessita ser frisado é que, mesmo considerando as órbitas como sendo elípticas, em suas fórmulas aparece o raio, mas isso faz referência ao raio médio da elipse.
- "A força gravitacional sobre o satélite é nula". Se a força de atração sobre um satélite fosse nula, o satélite se moveria em Movimento Retilíneo Uniforme e não orbitária a Terra.
- "Quanto menor for o raio de sua órbita, maior será o módulo de sua velocidade tangencial". O que acontece é exatamente o contrário, a velocidade tangencial é definida como v=ω.R, portanto, quanto maior o raio R, maior será a velocidade tangencial.