Os mecanismos de regulação da pressão arterial (PA) evoluíram conjuntamente com o desenvolvimento do sistema cardiovascular, garantindo a continua perfusão dos tecidos de acordo com suas necessidades metabólicas a partir da regulação precisa do débito cardíaco (DC) e da resistência periférica total (RPT). Define-se: (I) débito cardíaco como o produto entre o volume sistólico (VS), que é o volume sanguíneo bombeado pelo coração a cada batimento, e a frequência cardíaca (FC), que é o número de bafimentos por minuto; (II) resistência periférica total como a dificuldade com que o sangue se movimenta do sistema arterial para o capilar, atravessando as redes de arteríolas, que, por apresentarem esfincteres, podem alterar a secção transversal de seus vasos.Considerando a pressão arterial como o resultado entre o débito cardíaco (DC) e a resistência periférica total (RPT), temos que PA = DC x RPT.A parar das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.I. Quando uma zebra se levanta bruscamente para fugir do ataque de um leão em espreita, observa-se aumento do DC e da RPT por ação do sistema nervoso autônomo parassimpáfico.II. Quando um caribu escapa do ataque de cães selvagens e sai gravemente ferido, seu sangramento tenderá a reduzir sua PA, pois haverá uma queda do VS e do DC. Dessa forma, os mecanismos de regulação da PA tentarão manter o DC em níveis adequados, aumentando compensatoriamente a FC.III. Alguns animais, quando surpreendidos por predadores, apresentam desmaio (síncope vaso vagal) que os protege, pois se passam por mortos. Sabendo-se que esse mecanismo caracteriza-se por queda repentina da PA, infere-se que há atuação do sistema nervoso autônomo simpático para aumentar o DC e promover aumento da RPT.IV. O fato de um rato apresentar hipotensão e depressão do sistema nervoso central após ter sido picado por uma jararaca ocorre porque o veneno desse réptil promove, na presa, queda do DC por fatores que levam à queda do VS e da FC.É correto apenas o que se afirma emO I.@ ii.O I e III.II II e IV.O III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A alternativa D) II e IV.
O debito cardíaco é o resultado de: Volume sistólico X Frequência cardíaca por minuto.
Nos animais que desmaiam e fingem morte para alguns predadores, temos a atuação do sistema nervoso parassimpático e praticamente a parada do sistema nervoso simpático.
A regulação da pressão arterial e de atividades que geram vigor para a fuga ou luta é que são ativadas pelo sistema nervoso simpático, já o parassimpático deprime essas funções,
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Saúde,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás