Os materiais radioativos possuem uma tendência natural, ao longo do tempo,de desintegrar sua massa radioativa. O tempo necessário para que metade da sua massa radioativa se desintegre é chamado de meia vida. A quantidade de material radioativo de um determinado elemento é dado por: N (t)=No. 1/2 t/t Sendo N(t) a quantidade de material radioativo em gramas,em um determinado tempo No a quantidade inicial de material em gramas T o tempo da meia vida em anos t tempo em anos. Considerando que a meia vida deste elemento é igual a 28 anos, determine o tempo necessário para que o material radioativo se reduza 25% da sua quantidade inicial,ou seja, N(t)= 1/4 No
Soluções para a tarefa
O tempo necessário para que o material radioativo se reduza 25% da sua quantidade inicial são 56 anos.
Esta questão está relacionada com função exponencial. Na função exponencial, utilizamos uma taxa de crescimento ou decrescimento, com um expoente referente ao tempo elevado a esse valor.
Inicialmente, vamos igualar o valor de N(t) a uma quarto da quantidade de material radioativo inicial. Assim:
Veja que podemos escrever a fração 1/4 com uma base igual a base do outro lado da equação e um expoente igual a 2. Logo:
Ou seja, o valor de t é igual a 2 períodos de meia vida. Sabendo que esse período é equivalente a 28 anos, podemos concluir que o tempo total decorrido são 56 anos.
Resposta:
56 anos
Explicação passo a passo:
Para a situação proposta N(t) = 0,25 N(0) = 1/4 N(0), sendo assim, podemos escrever a expressão dada, substituindo T por 28 anos, então:
N(t)=1/4N(0)
1/4N(0)=N(0)*1/2^(t/28) corta os N(0)
1/4=1/2^(t/28) colocando na mesma base
(1/2)^2=1/2^(t/28) corta a base
2=t/28
t=28*2
t=56 anos