Os materiais, os recursos e o espaço são elementos fundamentais para a promoção da aprendizagem de Arte. Nesse sentido, o professor deve planejar previamente as situações de aprendizagem que serão propostas, para que possa organizar, de maneira articulada, esses três elementos.
Imagine que você é professor de uma classe de 1.º ano do Ensino Fundamental e quer experimentar, com as crianças, o uso de diferentes corantes elaborados a partir de elementos da natureza. Você deseja produzir esses corantes com elas e propor que realizem produções artísticas em grupos de quatro alunos, tendo como suporte folhas de papel pardo. Não há, na escola na qual você trabalha, recipientes apropriados para a colocação dos corantes, e sua sala de aula é organizada em fileiras, com carteiras individuais.
Nesse contexto, responda:
a) O que você poderia fazer para que sua proposta de atividade fosse efetivada?
b) Que materiais seriam necessários e como você poderia obtê-los?
c) Que materiais você poderia utilizar para a confecção dos corantes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta esperada pelo professor
Poderia propor que as crianças trouxessem de casa diferentes potinhos reutilizáveis (de iogurte, de patê, etc.), que seriam utilizados para a mistura e o acondicionamento dos corantes produzidos por elas com elementos presentes na natureza.
Para a confecção dos corantes, uma receita básica é:
25 mililitros de cola branca
25 gramas de um pigmento natural (exemplos: açafrão, terra, pó de café e urucum)
25 mililitros de água
1 pote plástico
1 recipiente
1 colher
Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) do pigmento escolhido. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante.
Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso. Esse tipo de tinta é solúvel em água. Por isso, use de preferência em papéis, tecidos ou outras superfícies que não serão lavadas ou expostas à chuva.
A sala de aula poderia ser reorganizada, colocando-se quatro carteiras juntas, formando uma carteira única e maior, ou afastando-se as carteiras para que as crianças tenham espaço para realizar suas produções artísticas no chão.