Os materiais condutores e isolantes são largamente utilizados para permitir a interligação do sistema elétrico de potência e os consumidores de energia elétrica. Esses materiais são utilizados para conduzir energia elétrica e para permitir a isolação necessária para que tal transmissão possa ocorrer. De acordo com as definições, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas:
I - Um material é considerado um condutor quando os elétrons de valência estão fracamente ligados ao átomo.
Porque:
II - Quando um elétron está fracamente ligado ao átomo, isso permite, facilmente, que estes abandonem seus átomos e se movimentem no interior da molécula do material. Esse movimento é definido como corrente elétrica.
A seguir, assinale a afirmativa correta:
A)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
E)As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
Os corpos considerados condutores elétricos possuem excesso de elétrons em sua camada de valência, que é a última camada a receber elétrons em um átomo. Os elétrons presentes na camada de valência são denominados de elétrons livres, e a força de atração entre eles e o núcleo atômico é pequena, logo, eles possuem facilidade de se movimentar pelo material, tornando a substância em questão um bom condutor de eletricidade. De modo geral, os metais são excelentes condutores elétricos.
Eles são também chamados de dielétricos. Os elétrons que formam esses materiais não têm facilidade de movimentação, tendo em vista a forte ligação entre eles e o núcleo atômico. Isopor, borracha, madeira seca, vidro, entre outros, são exemplos de materiais isolantes elétricos.
OBS: A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico