“Os marxistas têm como pilar de seu trabalho a obra O capital, de Karl Marx (1818-1883), economista alemão que desenvolveu quase todo o seu trabalho com Friedrich Engels (1820-1895) na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. O marxismo desenvolve uma teoria do valor-trabalho e consegue analisar muitos aspectos da economia com seu referencial teórico. A apropriação do excedente produtivo (a mais-valia) pode explicar o processo de acumulação e a evolução das relações entre classes sociais”. Fonte: VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 30”. Para Marx, o proletariado, classe social que centraliza a força de trabalho, seria obrigado a vender seu principal recurso de produção, a mão de obra, para a burguesia (capitalistas), uma classe social que deteria os meios de produção. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. I. Marx entendia que o desenvolvimento tecnológico teria um papel fundamental na relação capital-trabalho benéfico apenas aos capitalistas PORQUE II. O desenvolvimento tecnológico substitui a mão de obra humana, criando dessa forma um exército de desempregados, pressionando dessa forma os salários para baixo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
Explicação: Resposta certa! De fato, a tecnologia acaba por gerar desemprego, criando dessa forma um excedente de mão de obra que seria usado pelo capitalista para forçar os salários para baixo!
A alternativa correta é a letra A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Pois, segundo Marx, as novas tecnologias realmente tiravam o posto de trabalho, principalmente dos operários.
Exército industrial de reserva
Em O Capital, Marx define o desemprego estrutural como exército de reserva industrial e se refere ao excedente de mão de obra dentro da economia capitalista.
A principal razão para a formação dessa reserva de mão de obra seriam as novas tecnologias. Na época o surgimento das máquinas à vapor usurpou diversos postos de trabalho dos operários.
Esse desemprego estrutural, segundo Marx, serve de massa de manobra para a burguesia manter o baixo nível salarial de seus empregados, visto que, existem muitas pessoas desempregadas que aceitariam qualquer valor em troca de seu trabalho.
Aprenda mais sobre marxismo em: https://brainly.com.br/tarefa/27021397.
#SPJ2