Os marcadores tumorais são macromoléculas presentes no tumor, no sangue ou em outros líquidos biológicos, cujo aparecimento e/ou cujas alterações em suas concentrações estão relacionados com a gênese e o crescimento de células neoplásicas. Tais substâncias funcionam como indicadores da presença de câncer e podem ser produzidas diretamente pelo tumor ou pelo organismo, em resposta à presença do tumor. A utilização de técnicas moleculares para deteção de tumores apresenta uma alta sensibilidade, visto que identifica diretamente mutações específicas. Observe a figura abaixo relativa ao gene BRCA e responda a questão abaixo:
Escolha uma:
a.
é indicado para análise de risco do câncer de ovários e que o BRCA1 é responsável por 90% dos casos de tumores de útero.
B
b.
as mutações do gene BRCA estão relacionadas a alto risco de câncer de mama e parecem ser responsáveis pela maioria destes casos
c.
as proteínas BRCA1 e BRCA2 estão associadas com a ativação do reparo da quebra da dupla fita e/ou recombinação homóloga.
d.
as mutações de BRCA1 são menos frequentes que as de BRCA2, mas em famílias com indivíduos masculinos e com tumor de mama, as mutações no gene BRCA1 são mais frequentes.
e.
as mutações do gene BRCA2 estão relacionadas a alto risco de câncer de ovários e parecem ser responsáveis por 90% destes casos
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa D
Explicação:
eu não sei se está certo, seu moço
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
História,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás