Os marcadores discursivos, também denominados operadores discursivos, são elementos de extrema importância para a coerência e a coesão do parágrafo. A coerência organiza a sequência de ideias, de modo que o leitor perceba facilmente qual a importância delas dentro do parágrafo: ser coerente é ser organizado. A coesão, por sua vez, se relaciona à adequação entre ideias e vocábulos. Assinale a alternativa em que os marcadores discursivos encontram-se corretamente empregados. a) As meninas de rua estarão mais seguras e saudáveis num internato suíço, logo mais tristes. b) Se Deus quiser, a abadessa tomará a melhor decisão, mas Deus a inspirará. c) O princípio da insensatez é a falta de cuidado com os detalhes; entretanto, o detalhista nunca é visto como sensato, porém como chato. d) Oxalá os homens tivessem bom senso, embora soubessem silenciar! e) Francisco desfez-se de todos os seus despojos, todavia desejava abraçar a pobreza.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Resposta:
Letra C
Explicação:
A alternativa "O princípio da insensatez é a falta de cuidado com os detalhes; entretanto, o detalhista nunca é visto como sensato, porém como chato" está correta, porque apresenta os marcadores discursivos com valor semântico de oposição entretanto e porém corretamente empregados. As demais opções apresentam os marcadores empregados equivocadamente, ou seja, não promovendo ligação coesa e coerente entre duas ideias expostas.
Respondido por
10
Resposta:
c) O princípio da insensatez é a falta de cuidado com os detalhes; entretanto, o detalhista nunca é visto como sensato, porém como chato.
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Psicologia,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás