Os mapas da Terra-Média incluídos em 'O Senhor dos Anéis' mostravam uma flecha apontando o norte e uma barra de escala. Isso significa que a distância e a direção eram consideradas exatas - algo impossível no mapeamento de um mundo redondo em um pedaço plano de papel."
FONSTAD, Karen Wynn. "O Atlas da Terra-Média. Um guia autêntico e atualizado para
a geografia de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion",
de J. R. Tolkien. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Sempre existirão distorções nos mapas, porque:
( A ) é impossível fazer um mapa em duas dimensões que seja uma representação exata de uma estrutura de três dimensões.
( B ) os sistemas de coordenadas foram criados para a localização de um ponto na superfície terrestre e não no globo.
( C ) a escala dos mapas impede que os detalhes sejam representados, impossibilitando a reprodução da realidade.
( D ) os mapas sempre são elaborados a partir do ponto de vista de quem está na superfície terrestre e não no espaço.
Soluções para a tarefa
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Resposta:
Letra A
Explicação:
Os mapas são uma tentativa de representar regiões o mais fielmente possível. Mas, existe uma dificuldade óbvia em se representar objetos curvos ou tridimensionais, como a Terra, em uma superfície plana, bidimensional. Então, sempre ocorrem distorções, ou seja, alguns trechos do mapa não irão corresponder exatamente àquilo que está sendo representado.
Espero ter ajudado, bons estudos!
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Resposta:LETRA e
e)
É impossível fazer um mapa em duas dimensões que seja uma representação de uma estrutura de três dimensões.
RESPOSTA CORRETA
As cartas topográficas são uma representação em duas dimensões de uma superfície de três dimensões.
Explicação:
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