Os manuscritos do Novo Testamento podem ser classificados de acordo com seu conteúdo, com a forma de sua letra ou com o material em que foram escritos. Mais usual é uma subdivisão combinada entre papiros, maiúsculos, minúsculos e lecionários, no que é preciso observar que tanto os papiros como os manuscritos em pergaminho são maiúsculos e que entre os lecionários também se encontram papiros. SCHNELLE, U. Introdução à exegese do Novo Testamento. São Paulo: Loyola, 2004, p. 37. Analise as proposições abaixo acerca da identificação dos unciais: I. Podem ser designados com a letra “l” e um algarismo. II. Podem ser designados com letras latinas. III. Podem ser designados com letras gregas ou hebraicas. IV. Podem ser designados com a letra “p” e um algarismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Introdução
Num período de quase 1500 anos o Novo Testamento foi copiado à mão em papiro e pergaminho. Temos notícia de uns 5500 manuscritos espalhados em museus e bibliotecas pelo mundo afora. Os documentos vão desde fragmentos de papiro até Bíblias inteiras em grego, produzidas a partir da invenção da imprensa.
É notório que nem todos os manuscritos concordam. Essas pequenas variações requerem uma avaliação cuidadosa para determinar o que ao autor realmente escreveu. Não existe mais nenhum manuscrito original, vamos depender tão somente de cópias dos textos-fontes de autores apostólicos. Por isso precisamos da crítica textual.
Acreditamos que a Bíblia é plena e verbalmente inspirada no seu original. A nossa intenção é procurar dar maior segurança possível ao leitor quanto à fidedignidade da fonte grega de todas versões que temos hoje. minha opinião
Resposta:
Olá. a resposta correta é a opção 4 . II E III
na pág 159 do livro Línguas Bíblicas , encontramos onde descreve sobre os manuscritos unciais. Não observei nada sobre algarismos, até porque como são conhecidos pelas letras gregas, hebraicas ou latinas não seria o 'I' 'P' com algarismos que a representariam.
Explicação: