Os mamíferos, incluindo aqui a espécie humana, apresentam a capacidade de em momentos de "fartura" de alimentos, que levarão a disponibilidade de grande quantidade de carboidratos (como pães, arroz, frutas, massas, entre outros), estocar estes na forma de glicogênio no fígado e no músculo esquelético. KAMEI, Márcia Cristina de Souza Lara. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: Unicesumar, 2019. Diante disso e baseado no conteúdo abordado na disciplina, assinale a alternativa que refira-se ao glicogênio.
Soluções para a tarefa
Alternativa 3: O glicogênio armazenado no fígado tem um papel na reposição de glicose em momentos de queda em seus níveis durante períodos de jejum.
A glicose consiste em uma molécula que possibilita a produção de energia em forma de ATP, onde seu excesso é armazenado sob a forma de glicogênio, podendo ser estocada no fígado ou mesmo no músculo.
A principal funcionalidade do glicogênio hepático compreende a manutenção da glicemia do sangue em casos de hipoglicemia, já o glicogênio muscular tem a finalidade de ser combustível energético que possibilita a contração dos músculos.
Em anexo acrescentei o complemento da questão.
Bons estudos!
Resposta:3
Explicação: Dessa forma, o glicogênio hepático libera glicose
na corrente sanguínea, sendo responsável pela
manutenção da glicemia. pg 172