História, perguntado por hiagoeduardo371, 6 meses atrás

Os literatos apontam não existir um consenso acerca dos gêneros que integram ou não o conceito Literatura. Em acordo com Jonathan Culler (1999) vários textos podem ser compreendidos em tal conceito. Poemas, contos, poesias, romances, biografias e outras narrativas se enquadram como literatura.

CULLER, Jonathan. Teoria Literária: uma introdução. São Paulo: Beca Produções Culturais, 1999.


Considerando a literatura como documento histórico, avalie as afirmações e assinale o que for correto:
Alternativas
Alternativa 1:

A literatura, antes de ser uma produção estética, é uma manifestação cultural, que possibilita ao indivíduo o registro de seus anseios e visões de mundo. Nesse sentido, apesar de se tratar de um documento riquíssimo, ele é carregado de subjetividades, o que não contribui com a dinâmica das salas de aula.
Alternativa 2:

A literatura, antes de ser uma produção estética, é uma manifestação cultural, que possibilita ao indivíduo o registro de seus anseios e visões de mundo, por isso pode ser utilizada para auxiliar na identificação de valores, moral, hábitos cotidianos entre outros aspectos. Por isso, desde que utilizado com critérios metodológicos, qualquer gênero literário pode ser utilizado como documento histórico e adaptado para o uso em sala de aula.
Alternativa 3:

Apesar da literatura ser sim um documento que pode contribuir para a compreensão dos períodos históricos em que foram produzidos, precisamos ter em mente que os literatos têm liberdade na produção literária, em outras palavras, escrevem sem compromisso com a verdade dos fatos, constroem um mundo singular, ficcional que, muitas vezes, contradiz o mundo real. Por essa característica gêneros como poesia e ficção devem ser evitados.
Alternativa 4:

De autoria de Hans Staden, escrito a partir das suas experiências após ser capturado pelos portugueses e depois pelos índios tamoios em 1550, a obra Duas viagens ao Brasil, publicada na Alemanha no ano de 1557, é um Documento literário extremamente relevante para o conhecimento sobre as formas de ser e viver das sociedades indígenas do litoral brasileiro no século XVI. Mas principalmente por conseguir traduzir, diante da experiência real, a cultura indígena desses povos.
Alternativa 5:

Precisamos ter em mente que os literatos têm liberdade na produção literária, em outras palavras, escrevem sem compromisso com a verdade dos fatos, constroem um mundo singular, ficcional que, muitas vezes, contradiz o mundo real. Nesse sentido, para o uso em sala de aula, se faz obrigatório a seleção de gêneros que apresentam um comprometimento histórico, a exemplo dos diários de viajantes e biografias de personagens importantes para o tema histórico que está sendo abordado como tema.

Soluções para a tarefa

Respondido por kissterra100
11

Resposta:

Marquei a alternativa 2.

Explicação:

Respondido por honoriojoelma24
3

Resposta:

Questão 4

Explicação:

Perguntas interessantes