ENEM, perguntado por gilvanleide6110, 9 meses atrás

Os lisossomos estão presentes em praticamente todas as células eucariontes, sua origem é o complexo de Golgi e eles são dotados de vários tipos diferentes de enzimas digestivas. Uma das principais características dessa organela é a autofagia, processo em que há autodigestão celular. Em algumas situações, quando um organismo é privado de alimento e as reservas de seu corpo se esgotam, as células passam a digerir partes de si mesmas como estratégia de sobrevivência.Considerando as diferentes atividades celulares em que estão envolvidos os lisossomos, avalie as afirmativas a seguir.1. A autofagia não é um evento essencial à sobrevida da célula, uma vez que a clasmocitose tem papel similar, como, por exemplo, a função de descartar organelas desgastadas e inviáveis fisiologicamente para o meio exterior, por meio de um vacúolo residual.II.A atividade enzimática lisossomal é essencial para a célula, pois permite o reaproveitamento de moléculas para as atividades biossintéticas e impede o acúmulo prejudicial de substâncias, como, por exemplo, na deficiência de glicosidase lisossomal que resulta no acúmulo de glicogênio na célula, causando a doença de Pompe.III.Algunslisossomossãoespecializados na degradação de proteínas citosólicas, carboidratos e lipídios que, quando danificados, desestruturados ou oxidados são catabolizados no duto central do proteossoma e nos peroxissomos.IV.Alguns lisossomos são altamente especializados, em função do tipo de enzimas que contêm, como, por exemplo, os peroxissomos. Esse tipo de lisossomos elimina agentes químicos tóxicos ao metabolismo celular (certas drogas e medicamentos, o etanol, o peróxido de hidrogênio, o urato, os D-aminoácidos etc.), além de construir uma forma de defesa imune inespecífica ao destruir certos microrganismos.É correto apenas o que se afirma emO lelI.O lelIl.® lleIV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
19

A alternativa C) II e IV.

A autofagia é um evento extremamente importante para a sobrevida celular, a autofagia destrói estruturas e proteínas defeituosas, além de destruir agentes estranhos que poderiam estar atrapalhando a célula.

Em 2016, o Premio Nobel de Medicina foi justamente sobre o mecanismo de autofagia em leveduras em estado de fome ou jejum

Os lisossomos, quando defeituosos, são digeridos por outros lisossomos, é uma forma de manter a ordem celular.

A autofagia também melhora a resistência dos telômeros.

Espero ter ajudado!

Respondido por Madudaedu
2

Resposta:

II e IV

Explicação:

Perguntas interessantes