Biologia, perguntado por rebecagbc, 11 meses atrás

Os líquens são formados pela associação de certas espécies de algas e um fungo. Ambas as espécies são beneficiadas nessa relação, sendo que uma espécie não é capaz de viver isoladamente naquele local. Nesse caso, há uma relação chamada de....

Comensalismo.

Inquilinismo.

Protocooperação.

Mutualismo

Soluções para a tarefa

Respondido por sofiaxlemo
153

Resposta:

Olá!

Explicação:

primeiramente, vamos entender o significado de cada um desses termos:

Comensalismo (+/0)

O comensalismo é uma relação positiva para uma espécie, mas indiferente para a outra. Ela é referente à obtenção de alimento. exemplo: o peixe rêmora se gruda ao tubarão por uma ventana para acompanhá-lo onde quer que ele vá e comer os restos de sua presa destroçada.

Inquilinismo (+/0)

O inquilinismo também é uma relação positiva para um e indiferente para o outro, mas já não diz respeito à alimentação, e sim a proteção ou auxílio na obtenção de algo específico. exemplo: orquídeas e bromélias que se fixam no caule de uma árvore alta para obter luz, mas não rouba seus nutrientes.

Protocooperação (+/+)

A protocooperação é uma relação positiva entre as duas espécies, porém não é uma relação obrigatoria. isso quer dizer que os indivíduos podem sobreviver sem essa relação tranquilamente. Um exemplo é o crocodilo e o pássaro palito. após se alimentar, o jacaré faz digestão dormindo e com a boca aberta. enquanto isso, o pássaro palito aproveita os restos de alimentos entre os dentes do gigante. o pássaro ganha alimentos e o crocodilo, uma limpeza bucal, que pode evitar infecções e doenças.

Mutualismo (+/+)

O mutualismo é uma relação positiva para ambos os relacionados e obrigatória. sem essa relação, não há sobrevivência de pelo menos uma das espécies. é o que diz o enunciado: os líquens são uma relação entre uma alga e um fungo. o fungo obtém água com sua alta capacidade de absorção e a alga faz fotossíntese e obtém o alimento dos dois. Após muitos anos convivendo juntos, essas espécies perderam a capacidade de viver individualmente. Caso se separassem, a alga morreria sem água e o fungo, sem alimento. Essa é a alternativa correta.

Curiosidade: outro exemplo muito comum de mutualismo é o coral. os corais são uma relação entre um cnidário em sua fase séssil (temos uma fase livre que chamamos de medusa e a séssil, que chamamos de pólipo) e algas. essa relação é tão forte que, com o tempo, os corais se acostumaram a receber alimento das algas e perderam a capacidade natural da espécie de filtração. por isso, é importante manter a saúde do ambiente marinho. com a alteração de temperatura, pH e poluentes, as algas, que podem viver sozinhas, se livram dos pólipos, pois aquele ambiente não oferece mais proteção. sem as algas, os cnidários morrem, e resta apenas o esqueleto de calcário branco. é o processo que chamamos de branqueamento dos corais, que nada mais é que um grande cemitério de ossos de bichinhos que foram separados de suas relações mutualísticas. ;)

Respondido por SHURIKA
228

Resposta:

A resposta correta é mutualismo pois os dois tem uma relação obrigatória onde um depende o outro para sobreviver.

Perguntas interessantes