Os lipídios são grupos de moléculas orgânicas muito diversos. Na forma de ácidos graxos, representam uma das principais fontes de armazenamento de energia para a maioria dos organismos vivos, além de serem os principais formadores das camadas fosfolipídicas das membranas biológicas. As células são dotadas da capacidade de sintetizar lipídios por outras substâncias não lipídicas, como os carboidratos e os aminoácidos. As rotas biossintéticas e de degradação dos ácidos graxos são catalisadas por uma grande diversidade de enzimas. Assim, com base em nossos estudos a respeito do assunto, são fatores que estão associados a síntese de lipídios: I. elevada oxidação de glicose à piruvato e, consequentemente, à Acetil-CoA, que pode ser desviado para síntese de lipídios; II. elevada concentração de citrato no citoplasma, formado a partir do Ciclo de Krebs, que pode ser desviado para síntese de lipídios; III. elevada concentração de glucagon no sangue, que estimula a síntese de lipídios; IV. balanço energético celular positivo com altas concentrações de ATP, o que estimula a síntese de lipídios. Está correto o que se afirma em]
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
As afirmativas corretas sobre a síntese de lipídios são:
I e IV, apenas.
Quando há muito citrato no citoplasma, o consumo de ácidos graxos aumenta, pois esse é um dos precursores das reações que levam a oxidação dos lipídios.
A elevação do glucagon sérico também é um fator que leva ao aumento da oxidação dos lipídios, é um hormônio catabolico que é liberado quando a glicemia está baixa e tem pouca energia no corpo.
Quando a concentração de glicose e ATP é alta é que a lipogênese é estimulada.
Espero ter ajudado!
Respondido por
3
Resposta:
I,II e IV
Explicação:
Perguntas interessantes