Os linfócitos B, quando ativados, podem se diferenciar em células efetoras capazes de secretar anticorpos, ao passo que os linfócitos T, quando ativados, podem se diferenciar em células citotóxicas ou em células capazes de ativar outras células de defesa coordenando, assim, a resposta imunológica.
Quando falamos em anticorpos, a que estamos nos referindo ?
a) Os anticorpos são proteínas presentes em todos os vertebrados, de enorme variedade e com alta especificidade no reconhecimento à exposição aos antígenos, que também são os mediadores primários da resposta humoral.
b) São receptores (citoosólicos) lipídicos semelhantes a estrutura da membrana, que desempenham função importante para barrar a entrada de microorganismos.
c) Os anticorpos são também conhecidos como células killer pela sua capacidade de fagocitar as células infectadas por vírus.
d) Os linfócitos T são os responsáveis por produzir a segunda linha de defesa do sistema imunológico inato, também conhecida como anticorpos.
e) Os anticorpos são as principais células de defesa produzidas pelo baço.
Soluções para a tarefa
Letra A.
O anticorpo é uma proteína específica que reage apenas com o corpo estranho contra o qual foi produzido.
No caso de uma picada de inseto, o corpo produzirá anticorpos contra os antígenos deste, ou seja, se você for picado por um borrachudo, os anticorpos produzidos combaterão somente os efeitos causados pelo borrachudo, não servindo para picadas de nenhum outro inseto.
Os anticorpos agem aderindo à superfície do corpo estranho, isto impede a multiplicação dos microorganismos e inibe a ação das toxinas.
A reação do anticorpo contra o corpo estranho chama-se reação antígeno-anticorpo, esta, atrai macrófagos que fagocitam tanto o anticorpo quanto o corpo estranho. Após este procedimento, o macrófago se autodestrói (este processo é conhecido como autólise).