Biologia, perguntado por BelieberJB8442, 5 meses atrás

Os limites de todas as células são estabelecidos por membranas biológicas. Essas barreiras impedem que as moléculas produzidas dentro da célula escapem e também impedem que as moléculas indesejadas do lado de fora se difundam para dentro. As membranas são estruturas dinâmicas, nas quais as proteínas flutuam em um mar de lipídeos. Os componentes lipídicos da membrana formam a barreira de permeabilidade, enquanto os componentes proteicos atuam como sistema de transporte de bombas e canais, que possibilitam a entrada e a saída da célula de moléculas selecionadas

Soluções para a tarefa

Respondido por guipcoelho
5

As membranas biológicas constituem um modelo chamado mosaico fluido, compostas por associação de lipídeos e proteínas, interagindo com moléculas do meio extracelular e intracelular, assim as assertivas estão corretas e a assertiva II justifica a assertiva I.

Sobre membranas biológicas

As membranas biológicas, como por exemplo a membrana plasmática, são constituídas por duas camadas de lipídeos associadas a proteínas com função estrutural ou de transporte de moléculas para dentro da célula. Estas proteínas transpassam total ou parcialmente a membrana lipídica. Esta organização da membrana garante fluidez e elasticidade e é conhecida como modelo do mosaico fluido.

Os lipídeos que compõem as membranas são divididos em duas porções: as chamadas "cabeças" hidrofílicas e as "caudas" hidrofóbicas. As "cabeças" são polares e representam as partes mais internas e externas das membranas, estando em contato direto com os meios intracelular e extracelular. São ditas hidrofílicas (polares) pois apresentam afinidade com a água.

Já as "caudas" são apolares e são voltadas umas para as outras, estando em contato entre si, sem contato direto com os meios intracelular ou extracelular, representando a parte central da membrana. São hidrofóbicas (apolares) pois não apresentam afinidade com a água.

Percebi que a pergunta está incompleta. Acho que a questão completa é essa:

"Os limites de todas as células são estabelecidos por membranas biológicas. Essas barreiras impedem que as moléculas produzidas dentro da célula escapem e também impedem que as moléculas indesejadas do lado de fora se difundam para dentro. As membranas são estruturas dinâmicas, nas quais as proteínas flutuam em um mar de lipídeos. Os componentes lipídicos da membrana formam a barreira de permeabilidade, enquanto os componentes proteicos atuam como sistema de transporte de bombas e canais, que possibilitam a entrada e a saída da célula de moléculas selecionadas. Com base na estrutura das membranas biológicas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. A membrana biológica separa dois meios, o intracelular e o extracelular, ambos são soluções aquosas. A estrutura dessa membrana é dinâmica, com maior liberdade de movimento dos lipídeos constituintes. Dessa maneira, as proteínas flutuam nesse mar de lipídeos, essencial para as atividades celulares. Essa estrutura de membrana plasmática é descrita pelo modelo do mosaico fluido. PORQUE Os lipídeos constituintes da membrana biológica possuem porções polares e apolares. As porções polares interagem por meio de ligações de hidrogênio com as moléculas de água dos meios intracelular e extracelular. As porções apolares interagem entre si por ligações de van der Waals, o que permite a estabilidade da membrana biológica. Porém, essas ligações são muito fracas, o que permite maior liberdade de movimento para os lipídeos dentro da membrana, o que explica a fluidez da estrutura."

Você pode continuar estudando sobre membranas biológicas e o modelo do mosaico fluido aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6632693

#SPJ4

Perguntas interessantes