Os lados de um triângulo medem 10 cm, 15 cm e 20 cm. Do vértice oposto ao lado de maior medida traçam-se as bissetrizes interna e externa. Calcule a distância entre os pés dessas bissetrizes.
Soluções para a tarefa
Com base nas informações contidas no enunciado, vamos construir um triângulo escaleno ABC de lados 10 cm, 15 cm e 20 cm, respectivamente opostos aos vértices B, C e A. Seguidamente, traçaremos as bissetrizes interna e externa relativas ao vértice A, que interceptam a reta suporte do maior lado do triângulo nos pontos D e E, respectivamente. Estes dois últimos pontos são os pés das bissetrizes, e o objetivo aqui é calcular a distância entre eles. Uma maneira de encontrar o valor dessa distância é aplicando, no triângulo ABC, dois teoremas importantes da Geometria Plana. O primeiro deles nos garante que a bissetriz de um ângulo interno de um triângulo (bissetriz interna) divide o lado oposto em dois segmentos (aditivos) proporcionais aos lados adjacentes, e é chamado Teorema da Bissetriz Interna. Fazendo uso deste resultado, garantimos a validade da proporção:
Agora, utilizando as informações
, podemos escrever:
O valor de x é a única solução da equação acima, ou seja:
O segundo teorema recebe o nome de Teorema da Bissetriz Externa, e nos diz que, se a bissetriz de um ângulo externo de um triângulo (bissetriz externa) intercepta a reta que contém o lado oposto, então ela divide este lado externamente em segmentos (subtrativos) proporcionais aos lados adjacentes. Sendo assim, também é verdade que:
Em seguida, usando
, ficaremos com
, donde extraímos o seguinte valor para y:
Portanto, a distância entre os pontos D e E vale:
Resposta: a distância entre os pés das bissetrizes é de 48 cm.