Os laboratórios de aprendizagem se constituem como espaços onde o aluno pode vivenciar situações que o ajudem a superar as dificuldades manifestadas na sala de aula, de maneira a garantir a sua aprendizagem e a efetiva inserção nas práticas educativas desenvolvidas na turma em que está matriculado.
Descrição da imagem não disponível
Na interação com o aluno, você percebe que a falta de compreensão do algoritmo decorre da não compreensão do sistema de numeração decimal. Quais recursos você poderia utilizar para subsidiar a compreensão desse aluno?
Soluções para a tarefa
Os laboratórios de aprendizagem servem de apoio, de auxílio para a sala de aula, buscando trabalhar com os alunos que demonstram maior dificuldade, principalmente em português/matemática.
Recursos utilizados nos laboratórios de aprendizagem
Ao perceber que a falta de compreensão do algoritmo decorre da não compreensão do sistema de numeração decimal, o laboratório de aprendizagem deve focar na aprendizagem do início, iniciar pela numeração decimal e buscar realizar esse ensino vinculado com a prática, buscando trazer diversos jogos matemáticos para que a dificuldade seja suprida.
Trabalhando na prática, com os jogos, ou até mesmo jogos adaptados com palitos de picolé para analisar quantidades. Um dos jogos mais utilizados para trabalhar com material concreto em matemática é o material dourado.
Para saber mais sobre o material dourado acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/26351238#SPJ1
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Poderiam ser utilizados recursos diversos para o trabalho com o sistema de numeração decimal, como o ábaco e o material dourado, que permitem que o aluno visualize as trocas necessárias quando o valor representado é maior do que dez.
Também poderiam ser utilizados jogos como o “nunca dez”, no qual o aluno precisa trocar dez unidades por um elemento da ordem superior.
Assegurada a compreensão do aluno do sistema de numeração decimal, no concreto, seria possível passar para a abordagem da adição, primeiramente com materiais concretos como apoio, para só depois utilizar o algoritmo.
Explicação: