Pedagogia, perguntado por marciahipolito10, 1 ano atrás

Os Kalapalos vivem no sul do Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso. Conhecem muitos jogos e brincadeiras, tanto individuais quanto coletivas. Algumas brincadeiras são disputas sérias e importantes, outras são brincadeiras de faz de conta; umas são feitas no pátio da aldeia, outras na água e algumas na mata; existem algumas em que participam adultos, outras apenas as crianças e tem também aquelas em que todos jogam juntos. As crianças costumam brincar todas as manhãs bem cedo. Por volta das oito horas param de brincar e voltam para casa para ajudar no trabalho doméstico. As meninas ajudam suas mães e irmãs mais velhas a preparar o mingau de mandioca e também ajudam a cuidar dos irmãos menores. Os meninos, além de ajudar na fabricação dos artefatos, acompanham seus pais nas pescarias. No fim de tarde, os meninos costumam jogar futebol e para isso fazem suas próprias bolas e inventam gols. O futebol é jogado no centro da aldeia, mas quando é época do Kwarup (um ritual praticado por vários povos do Parque Indígena do Xingu), o jogo tem que ser em outro lugar, pois é no centro da aldeia que se realiza uma luta chamada Ikindene. responda: como o fator cultural influencia a forma de brincar das crianças?

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
12

Os fatores culturais estão diretamente relacionados com a execução de atividades diante do dia a dia dos elementos das tribos.

Esses fatores estão relacionados com dois aspectos principais: gênero dos indivíduos e idade. Indígenas mais novos costumam realizar brincadeiras ainda durante o amanhecer do dia, para que possam atuar em demais atividades no decorrer do dia.

Meninos têm brincadeiras e atividades específicas, bem como as meninas também.

Perguntas interessantes