Os jornais costumam editar as cartas dos leitores, cortando trechos que não estejam diretamente ligados ao tema central, suprimindo termos e expressões insultuosos e corrigindo erros gramaticais mais gritantes. Observe os termos destacados nos seguintes trechos: I. “[...] termo que, assim como outros, entraram em desuso.” II. “Eu sei que as nomenclaturas mudam e é difícil estar antenado a essas questões [...].” III. “Mais uma vez venho parabenizá-los pelo excelente editorial de domingo, ‘Quero virar – os outros que se virem’.” IV. “É inadmissível que as calçadas onde usamos (toda comunidade) para a caminhada diária seja local para os cavalos defecarem.” Os termos destacados que constituem erros gramaticais não corrigidos pelos editores estão nos trechos: I e IV. II, III e IV. II e III. I, II e III.
Soluções para a tarefa
Como você não destacou nenhum termo nos trechos, vamos analisar os possíveis erros presentes em cada trecho.
I. “[...] termo que, assim como outros, entraram em desuso.”
> O verbo "entrar" deveria estar no singular para concordar com o núcleo do sujeito, o pronome "que" (que se refere a "termo").
II. “Eu sei que as nomenclaturas mudam e é difícil estar antenado a essas questões [...].”
> Não encontramos erros.
III. “Mais uma vez venho parabenizá-los pelo excelente editorial de domingo, ‘Quero virar – os outros que se virem’.”
> Não encontramos erros.
IV. “É inadmissível que as calçadas onde usamos (toda comunidade) para a caminhada diária seja local para os cavalos defecarem.”
> Em vez de "onde" deveria ter sido usado o pronome relativo "que" ou "as quais". Além disso, os termos "seja" e "local" deveriam estar no plural porque se refere ao termo "calçadas".
Correção: “É inadmissível que as calçadas que usamos (toda comunidade) para a caminhada diária sejam locais para os cavalos defecarem.”
Resposta:
c)
Gabarito
Na frase II há um erro de concordância, pois o sujeito do verbo entrar é o substantivo termo, no singular. A autora da carta cometeu um erro por distração, concordando o verbo com o termo mais próximo, outros, mas esse pronome pertence a uma oração intercalada. Na correção, para ficar mais claro, pode-se colocar a frase na ordem direta e preencher a elipse do sujeito: “termo que entrou em desuso”, assim como outros [entraram em desuso]. Na frase III, o leitor não poderia ter usado o pronome relativo onde, que indica lugar (nas calçadas) e exerce sempre a função de adjunto adverbial. Ele deveria ter usado o pronome relativo que, com função de objeto direto do verbo usamos. Na correção, para ficar mais claro, podem-se fazer as seguintes substituições: 1. Na frase incorreta: “É inadmissível que as calçadas nas quais usamos para a caminhada diária”; 2. Na frase corrigida: É inadmissível que as calçadas que usamos para a caminhada diária. Na frase I, o termo destacado é um complemento nominal, corretamente preposicionado. Na frase IV, as palavras destacadas são o verbo transitivo direto, corretamente acompanhado de um pronome pessoal na função de objeto direto.