Os Jogos Olímpicos, por um lado, representam um estímulo à superação, beneficiam a motivação dos praticantes e as relações pessoais, mas, por outro lado, provocam rivalidade, hierarquia, seleção e exclusão. Acerca do dilema do profissional de Educação Física em sua intervenção, no que tange às competições em geral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra D: I, III e IV.
I - Para se promover a transformação social, devem ser potencializados o trabalho cooperativo, a corresponsabilidade nas tomadas de decisões coletivas e a reflexão em grupo acerca do sentido do fair play.
Verdadeira. O papel do profissional de Educação Física é fazer com que os alunos entendam que o esporte é um meio de socialização, e de respeito com o outro. O sentido do fair play é preocupar-se com o outro.
II. Para se adotar uma postura crítica no que se refere à competição, é necessário substituí-la nos programas educacionais pela cooperação.
Falsa. Retirar os programas educacionais não significa ter uma postura crítica. Ter atitude crítica significa apontar os erros e buscar soluções para os problemas. Não excluí-las.
III - Para dar uma ressignificação à competição, aproximando-a da cooperação, há que se favorecer o diálogo entre os participantes e estimular a tolerância e a solidariedade.
Verdadeira. O profissional de Educação Física pode mostrar a competição de outra forma, não somente como alto que prega a rivalidade e a exclusão. Mas como algo que contribui para a tolerância entre os participantes.
IV - Para o reconhecimento da competição como meio de educar-se, e não como finalidade em si mesma, deve-se respeitar as regras e aceitar o êxito dos outros e as próprias derrotas.
Verdadeira. Os alunos deverão compreender que a derrota faz parte da vida, que nem sempre poderão vencer e que isso é normal.
Abraços!
Resposta:
I, III, IV
Explicação: