História, perguntado por Caiofmg, 7 meses atrás

Os italianos deixaram seu país por motivos econômicos e socioculturais. O grande fluxo migratório italiano começou após a unificação da Itália, em 1870. A grande massa de italianos trabalhou em fazendas de café. A dificuldade de acumular capital fez com que imigrantes italianos partissem das fazendas para o centro da cidade. São Paulo chegou a ser conhecida como “cidade italiana”, pois esses imigrantes se ocuparam especialmente na indústria e nas atividades de serviços urbanos. Em 1901, italianos chegaram a representar 90% dos 50.000 trabalhadores nas fábricas paulistas.


De acordo com esse texto, os imigrantes italianos que se instalaram em São Paulo contribuíram para

A)aumentar a desigualdade socioeconômica.

B)desenvolver a economia brasileira.

C)promover a reforma agrária no estado.

D)reduzir o processo de êxodo rural.


gabrielsilva1286: e a d ta obrigado
zzArya: letra D

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

É correta a alternativa D, uma vez que, ao ocupar posições em fábricas (90% de todos os operários de São Paulo em 1901), pôde haver a continuidade da alocação de trabalhadores brasileiros nas regiões rurais (já que não havia uma demanda tão grande de operários, que já era preenchida quase que totalmente pelos italianos).

Por conta disto, a história da industrialização e consequentemente dos movimentos trabalhistas no Brasil está profundamente ligada com a história da imigração italiana. Eram imigrantes italianos tanto alguns dos pioneiros industriais brasileiros (como os Matarazzo) quanto alguns dos primeiros líderes sindicais brasileiros, assim como a maior parte dos operários.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/19107449

Anexos:
Perguntas interessantes