Química, perguntado por SophiaGamer3655, 1 ano atrás

os isotopos radioativos estão espalhados por todo o planeta cite as principais fontes de radiação a que estamos expostos

Soluções para a tarefa

Respondido por camilafortes13
3
 Os Radioisótopos são comumente caracterizados por conta da presença de um núcleo instável, quando ela se estabiliza essa energia liberada pode vir de três formas: Partículas alfas, betas e gamas. Esses isótopos tem diversas utilizações, como na medicina por exemplo tendo infinitas outras finalidades.  

Tem a radiação eletromagnética: que está presente no nosso dia a dia como: Rádio, luz, microondas, raio X, os raios UV. Geralmente têm o poder de provocar reações químicas.

Ondas de rádio – tem o comprimento de onda maior que o infravermelho, porém sua frequência é menor. Artificialmente são gerados por radiodifusão como o rádio, TV, telefones.

Luz – é um tipo de onda no qual o olho humano é sensível a ela, está entre a radiação infravermelha e ultravioleta. Nela há a presença de 3 grandezas: Intensidade, frequência e polarização. De modo simples, sua intensidade seria seu brilho e a frequência sua cor, podemos claramente observar isso em um arco-íris, onde representa na prática o famoso diagrama da dispersão da luz através de um prisma.

Micro-ondas - tem o comprimento de onda maior que o infravermelho, porém menor que as ondas de rádio. Não é ionizante, isso significa que ao interagir com a matéria ela não remove os elétrons.

Raios-X - Tem uma natureza bem semelhante à luz. A sua produção se deve pelas transições de elétrons nos átomos, ou através da desaceleração de partículas. Não é visível ao olho humano.

Radiação Ultravioleta – Tem o comprimento de onda menor que a luz, é visível ao olho humano. Isso por conta de sua cor se violeta, e como podemos ver no diagrama da dispersão da luz o violeta tem o comprimento de onda mais curto e a maior frequência. O motivo de ele ser nocivo para a pela humana, por exemplo, é por conta dessa sua alta frequência. 

Radiação de partículas: ocorrem normalmente no espaço, porém podem vir de reações nucleares também. E também há quem diga que podem ser emitidos pelas telas de TV, celular, computadores e eletrônicos em geral, já que de acordo com especialistas esses eletrônicos emitem radiações de elétrons. Não se sabe ao certo o quanto isso pode chegar a ser nocivo para o homem. 
Perguntas interessantes