Os irmãos Tibério e caio graco, tibunos da plebe, propuseram algumas reformas visando reduzir as tensões sociais em roma. Quais eram as propostas defendidas por eles e que destino tiveram os irmãos?
Soluções para a tarefa
era uma reforma agrária, ou seja, pegar as grandes terras de latifundiários ricos e dividir entre os pobres que não tinham terra nenhuma.
Tibério Graco foi eleito como Tribuno da Plebe em 133 a.C. e com isso conseguiu que fosse aprovada uma lei que dizia que cada pessoa só podia possuir até 125 hectares de terra. Quem tivesse uma quantidade maior que essa, teria o excesso tomado pelo governo e dado aos pobres.
Como a maioria das pessoas que estavam no poder da tribuna era de latifundiários, eles não queriam que acontecesse a reforma agrária. Por isso mandaram matar todos os que apoiassem as ideias de Tibério. Mais de 500 pessoas foram assassinadas, dentre elas Tibério Graco.
Dez anos depois desse acontecido, Caio Graco, irmão de Tibério, foi eleito como Tribuno da Plebe. Ele também queria realizar a reforma agrária e começou a ganhar o apoio de muita gente para suas ideias quando ia aprovando outras leis que privilegiavam pessoas desfavorecidas.
Os grandes latifundiários, insatisfeitos, também mandaram matar Caio e todos aqueles que o apoiavam. Porém, a lei que tinha sido aprovada por Tibério continuava em vigor, e alguns anos depois começou a ser colocada em prática pelo governo, depois de uma revolta social.