Os irmãos Graco foram bastante marcantes e importantes na história da república romana. Tibério Graco propôs uma lei que foi causa de muita revolta por parte dos senadores patrícios. Assinale a alternativa que contém essa lei. Lei das Doze Tábuas. Lei Tributária Romana. Lei de Reforma Agrária. Lei Canuléia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa A está incorreta. A política do pão e circo, nome dado às iniciativas de entrenimento da plebe organizadas por Roma, ocorreram durante o período imperial, em um momento posterior ao da atuação dos irmãos Graco.
– A alternativa B está incorreta, afinal não existia entre os romanos da Antiguidade a noção de direitos sociais, algo desenvolvido a partir do século XX.
– A alternativa C está incorreta, pois Caio e Tibério Graco não defendiam reformas trabalhistas, mas sim a realização de uma reforma agrária. Enquanto atuaram como tribunos da plebe, buscaram a limitação dos latifúndios do patriciado e a distribuição de terras para os camponeses, mas foram duramente combatidos pela aristocracia romana.
– A alternativa D está incorreta, uma vez que o trabalho escravo não foi questionado pelos irmãos Graco, mas a concentração fundiária existente nos domínios de Roma.
– A alternativa E é a resposta. Almejando solucionar a concentração fundiária existente no Império Romano, os irmãos Tibério e Caio Graco, ambos tribunos da plebe em momentos diferentes, buscaram implantar uma reforma agrária, ou seja, promover o acesso à terra pelos mais pobres. O primeiro deles, Tibério Graco, tentou limitar o tamanho dos latifúndios e distribuir terras para os camponeses, mas foi assassinado a mando dos grandes proprietários.
Dez anos depois, Caio Graco tentou dar continuidade às iniciativas de seu irmão, conseguindo aprovar leis que promoveram a distribuição de terras de algumas regiões conquistadas. Além disso, também implementou a Lei Frumentária, que limitava o preço do trigo vendido para os cidadãos mais pobres. Suas ideias, contudo, enfrentaram forte resistência da nobreza romana, e não obtiveram total apoio entre os plebeus. Para não ser assassinado pelas tropas enviadas pelo Senado, Caio pediu a um escravo que o matasse.