História, perguntado por EscritoraEdi, 5 meses atrás

Os inuits são uma etnia que ocupa a região do Ártico e fazem parte do rol de populações nativas do território da América do Norte do período pré-colombiano. Há poucos estudos publicados em português sobre esses povos, que formaram sua cultura e sua organização social a partir da relação com um meio ambiente muito hostil. Leia o relato a seguir sobre a relação dos inuits com os animais:

“Os animais entre os inuits são concebidos como “aqueles que vivem” (uumajuit) e, assim como na língua inglesa e na portuguesa (nas quais o estatuto de animalidade pode ser atribuído aos humanos), entre os inuits a categoria uumajuit pode ser atribuída também aos seres não animais (como aos humanos) – desde que o determinado ser compartilhe o estatuto da vida. Para sobreviverem, os inuits estão sempre em relação de dependência para com os animais, e aqueles que são transformados em comida depois de serem caçados são particularmente valorizados. Em geral, as relações com os animais são percebidas pelos inuits como fundamentais para a sua própria existência enquanto grupo. ”

A partir dessa análise e de seu conhecimento sobre as sociedades do Ártico, assinale a alternativa correta: ​​​​​​​

a) Os inuits acreditavam que apenas as coisas inanimadas tinham alma ou espírito, não os animais, considerados seres inferiores, por isso, desenvolviam a caça e a pesca e utilizavam a pele e o couro dos animais como forma de proteção térmica.
b) Os inuits acreditavam que apenas as coisas inanimadas tinham alma ou espírito, não os animais, considerados seres inferiores, e, por isso, não deveriam servir para alimentação, por causarem um desequilíbrio no bem-estar geral.
c) Os inuits acreditavam que os animais tinham alma ou espírito, e eram muito respeitados como forma de manutenção de um equilíbrio do bem-estar geral, mas eram consumidos apenas em situações de extrema necessidade, pois eram seres sagrados.
d) Os inuits acreditavam que os animais tinham alma ou espírito, e eram muito respeitados, como forma de manutenção de um equilíbrio do bem-estar geral, ainda que a caça e a pesca fossem suas principais fontes de alimentos.


EscritoraEdi: Resposta: D

Soluções para a tarefa

Respondido por criistineide
0

Resposta:

letra D

Explicação:

Com variações regionais, os povos do Ártico acreditavam que todas as coisas, animadas ou inanimadas, possuíam alma ou espírito, que eram bastante respeitados, a partir de uma moral e de um conjunto de regras compartilhadas. O respeito às almas ou aos espíritos era necessário para a manutenção do bem-estar geral, em uma noção de equilíbrio. Por isso, também usavam amuletos e rituais de magia, existindo a figura de um xamã, que estava em contato com esse mundo espiritual (KAVIN, 2006).

Respondido por amigosdapedagogiaag
0

Resposta:

Explicação:

esposta certa é a E

Resposta correta.

E.

Os inuits acreditavam que os animais tinham alma ou espírito, e eram muito respeitados, como forma de manutenção de um equilíbrio do bem-estar geral, ainda que a caça e a pesca fossem suas principais fontes de alimentos.

Perguntas interessantes