Os instrumentos de laboratório fornecem medidas com precisões diversas. Para determinação de concentração de soluções, pode-se fazer o uso de balanças analíticas para pesar o reagente e balões volumétricos para completar o volume desejado. Ao preparar uma solução de ácido clorídrico (HCl) foi pesado por meio de uma balança analítica com 5 algarismos significativos. A medida efetuada foi de 1,2548 g. Foi utilizado um balão volumétrico de 1,50 litros, cuja medida experimental apresenta 3 algarismos significativos. Calcule a concentração comum (g/L) de HCl obtida e informe a medida correta considerando os algarismos significativos das medidas experimentais e os critérios corretos para arredondamentos.
Alternativas
Alternativa 1:
0,83653.
Alternativa 2:
0,8365.
Alternativa 3:
0,8366.
Alternativa 4:
0,837.
Alternativa 5:
0,836.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Alternativa correta é a 5.
Temos que a concentração comum (C) de uma solução pode ser calculada dividindo-se a massa do soluto pelo volume da solução:
C = m ÷ V
Nesse caso, temos que a massa usada na solução foi de 1,2548 g de HCl e a solução feita tinha volume final de 1,50 L. Logo, aplicando na equação, teremos:
C = 1,2548 ÷ 1,50
C = 0,83653 g/L
Como devemos apresentar o resultado considerando o números de algarismos significativos, o mesmo deve conter apenas três, uma vez que o volume fornecido possuía essa incerteza. Assim, a concentração será 0,836 g/L.
Explicação:
Conforme o livro de química na pagina 84, os arredondamentos devem ser da seguinte forma quando o número de arredondamento for 5 como nesse caso.
Quando o algarismo seguinte ao último número a ser mantido for igual a 5, existem duas possibilidades:
• Se o último algarismo a ser mantido for ímpar, deve ser somado uma unidade a ele.
• Se o último algarismo a ser mantido for par (zero é considerado par) mantém-se o algarismo intacto, descartando os demais.