Biologia, perguntado por sferr, 9 meses atrás

Os insetos possuem sistema circulatório em que a hemolinfa entra em contato direto com os tecidos corporais, portanto, possui um sistema circulatório fechado?

Soluções para a tarefa

Respondido por joseryan231
3

Resposta:

não

Explicação:

Entre o exoesqueleto e o canal alimentar, localiza-se a hemocele, o espaço onde todo o processo de circulação ocorre. Preenchendo esse espaço, encontra-se a hemolinfa, que comparativamente, seria o sangue dos insetos. Estruturalmente, o sistema circulatório é formado por um vaso dorsal fechado em sua porção posterior e aberto na anterior – daí a denominação de sistema circulatório aberto ou lacunar. O segmento abdominal (posterior) é o coração, enquanto que o torácico (anterior) é a aorta. Auxiliando a circulação por todos os apêndices, há órgãos pulsáteis. A circulação se dá com o bombeamento da hemolinfa pelo coração: quando em diástole, o sangue é aspirado por meio de ostíolos (aberturas no vaso dorsal); a sístole, por sua vez, faz a hemolinfa fluir para frente pela aorta até a região da cabeça, fechando-se os ostíolos (GALLO, 2002).

deixa como melhor resposta aí amigo, por favor, vai me ajudar pacas

Respondido por layannyoliveira82
1

Resposta:

Na maioria dos insetos, o "sangue" é incolor e chamado de hemolinfa. A circulação é do tipo lacunar ou aberta. O coração é dorsal e bombeia a hemolinfa para a extremidade anterior, fazendo-a atingir lacunas corporais ou hemocelas onde, lentamente, ocorrem as trocas (nutrientes por excretas) nos tecidos. Nos insetos as trocas de gases na respiração não é feito pelo sistema circulatório. O retorno da hemolinfa ao coração se dá por pequenos orifícios laterais (óstios) existentes nas paredes do órgão..

Explicação:

O sistema traqueal conduz oxigênio diretamente para os tecidos e o dióxido de carbono em direção oposta, o que torna a respiração independente de um sistema circulatório.

Perguntas interessantes