Os inibidores de bomba de prótons (IBPs) sofrem degradação quando são expostos a ambientes ácidos. Assim, são disponibilizados em formulações de revestimento prolongado com liberação entérica, na forma de pellets ou comprimidos revestidos, para prevenir sua degradação e protonação prematura no estômago, para que sejam dissolvidos e então absorvido no duodeno em pH mais alto. De acordo com o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
Soluções para a tarefa
Para os inibidores de bomba de prótons é incorreto afirmar: C) Os IBPs não sofrem alteração no processo de absorção quando administrados concomitantemente com alimentos e sucos alcalinos.
Função dos inibidores de bomba de prótons
Esses inibidores atuam bloqueando a fase final de liberação do ácido gástrico e isso ocorre em função da formação de uma ligação dissulfeto (ligação irreversível) entre o que denominado de forma ativa dos IBP´s e um resíduo de cisteína da próton/potássio ATPase, o que favorece a uma supressão prolongada desta bomba.
Os inibidores da bomba de prótons estão incluídos em uma das classes de medicamentos mais utilizadas e vendidas no mundo, incluindo os medicamentos como o omeprazol, esomeprazol e lansoprazol.
Completo da pergunta:
A) Devem ser administrados por via oral, 30-60 minutos antes da principal refeição, devido à possível interferência da velocidade de absorção gastrintestinal.
B) Os IBPs devem ser administrados por via oral 30-60 minutos antes da principal refeição, porque interagem com alimentos, resultando na diminuição da biodisponibilidade.
C) Os IBPs não sofrem alteração no processo de absorção quando administrados concomitantemente com alimentos e sucos alcalinos.
D) Seu uso pode causar carência de vitaminas e minerais, uma vez que o ácido é necessário para a sua absorção
Entenda mais sobre inibidores de bomba de prótons em:
#SPJ1