História, perguntado por SabriinaDias7180, 4 meses atrás

Os índios goitacás por duas vezes destruíram a povoação e os engenhos de açúcar construídos em seu território. Os tamoio ou tupinambá, da família tupi, grandes guerreiros que ocupavam a região do rio de janeiro até ubatuba, formaram a confederação dos tamoios que, aliada aos franceses durante dez anos (1555-1565), ameaçou o povoamento português das capitanias do sul. [. ] esse texto apresenta estratégias indígenas para criar alianças culturais com outros povos. Dividir os lucros da colônia. Fortalecer a unidade de tradições culturais. Resistir à exploração colonial

Soluções para a tarefa

Respondido por karinacampossh
2

O texto mostra as estratégias dos indígenas para ser resistência na exploração colonial que sofriam. Alternativa 4.

A resistência indígena

Foram totalmente perigosas as invasões europeias nas Américas, desde o século 16, os europeus acreditavam que tudo era de seu pertence.  

Podemos afirmar que a resistência indígena se deu

  • pelas fugas (aldeamentos missionários e  outros tipos de cativeiro);
  • pela defesa das aldeias (Bandeirantes, ataques);
  • pela colaboração com o europeu;
  • pelo suicídio quando presos;

Intensificava-se, sobretudo, diante a busca de metais preciosos ou na expansão das fazendas, onde na maioria das vezes, se utilizava da violência. Para tornar os nativos “submissos” utilizava-se do domínio religioso, esse que era imposto pelos portugueses, assim eles ficavam aparentemente dóceis ao serem dominados.

Entenda mais sobre a resistência indígena aqui: https://brainly.com.br/tarefa/611743

#SPJ4

Perguntas interessantes