Os indígenas também obtém da natureza, os remédios para curar doenças. São as
plantas medicinais. Pesquisem e escrevam uma receita de chá caseiro, e não esquecem
dos ingredientes e o modo de fazer.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Chá de sálvia
Ingredientes
1 colher de sopa de folhas de sálvia;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Verter uma xícara de água fervente sobre as folhas e deixar em infusão por cerca de 5 a 10 minutos e coar. O chá pode ser utilizado para fazer gargarejos ou bochechos várias vezes ao dia, tratar lesões na boca ou na garganta, ou pode-se tomar 1 xícara do chá, 3 vezes ao dia, para tratar a diarreia, melhorar a função digestiva ou reduzir o suor noturno.
Explicação:
Chá de salvia: para que serve e como tomar
Baseado em evidência científica
A salvia, também conhecida como salva, é uma planta medicinal com o nome científico Salvia officinalis, que tem a aparência de um arbusto, com folhas aveludadas de tom cinzento esverdeado e com flores azuis, cor-de-rosa ou brancas, que surgem no Verão.
Esta planta medicinal pode ser usada por via oral, para tratar casos de transpiração intensa ou problemas gastrointestinais e através de aplicação tópica em lesões e inflamações da pele, boca e garganta.
Chá de salvia: para que serve e como tomar
Para que serve
A salvia tem indicações comprovadas nas seguintes situações:
Transtornos funcionais do trato gastrointestinal, como dificuldades na digestão, excesso de gases intestinais ou diarreia, devido à sua ação estimulante do sistema gastrointestinal;
Transpiração excessiva, devido às propriedades inibidoras do suor;
Inflamações na mucosa da boca e da faringe e em lesões da pele, devido às suas propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e cicatrizantes;
Falta de apetite, devido às suas propriedades estimulantes do apetite.