Os índices de liquidez são razões entre determinadas variáveis contábeis de uma empresa que visam fornecer um indicador da capacidade da empresa de pagar suas dívidas, a partir da comparação entre os direitos realizáveis e as exigibilidades.
Sobre os índices de liquidez, analise as sentenças a seguir:
I . Considerando os ativos circulantes menos líquidos, é correto afirmar que o índice de liquidez que exclui os estoques é denominado __________.
II . O Quociente de ___________ relaciona o quanto dispomos de disponíveis e conversíveis de curto prazo em dinheiro com as dívidas de curto prazo. É encontrado dividindo.se o Ativo Circulante pelo Passivo Circulante.
III . O Quociente de __________ serve para detectar a saúde financeira, no que se refere à liquidez de longo prazo do empreendimento.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
a. liquidez corrente/liquidez seca/liquidez geral.
b. liquidez seca/liquidez corrente/liquidez geral.
c. liquidez geral/liquidez corrente/liquidez seca.
d. liquidez seca/liquidez geral/liquidez corrente.
e. liquidez corrente/liquidez geral/liquidez seca.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b. liquidez seca/liquidez corrente/liquidez geral.
Explicação:
Índice de liquidez corrente
Também chamado de índice de liquidez comum, o índice de liquidez corrente mede a capacidade de pagamento de uma empresa no curto prazo. Ele é um dos indicadores mais conhecidos para se analisar a capacidade de pagamento de uma companhia.
O índice de liquidez corrente é calculado dividindo-se o ativo circulante da empresa (seus direitos de curto prazo, como o dinheiro em caixa e os estoques) pelo passivo circulante (as dívidas a curto prazo, como empréstimos, impostos, pagamentos a fornecedores etc).
Fórmula: Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
Índice de liquidez seca
O índice de liquidez seca é similar ao índice de liquidez corrente. A única diferença é que ele exclui os estoques do ativo circulante da empresa, já que esses direitos são menos realizáveis no curto prazo.
A liquidez seca considera, portanto, os valores de que a empresa dispõe para pagar suas contas no curto prazo ainda que não consiga vender nada do que tem estocado.
Como é mais rigoroso no cálculo do ativo, o índice de liquidez seca é menor do que a liquidez corrente.
Fórmula: Liquidez Seca = (Ativo Circulante - Estoques) / Passivo Circulante
Índice de liquidez imediata
É o mais conservador dos índices de liquidez. Esse indicador considera apenas a conta do balanço patrimonial da empresa que representa os valores já disponíveis, ou seja, o dinheiro em caixa, os saldos bancários e as aplicações financeiras de curto prazo. Além dos estoques, são excluídos, portanto, também direitos como os decorrentes das vendas a prazo.
O índice de liquidez imediata é bastante volátil e está mais sujeito às variações, já que os valores disponíveis são também aqueles mais fáceis de se movimentar.
Um índice de liquidez imediata alto não necessariamente significa que a empresa tem um bom controle de suas contas. Ter muito dinheiro em caixa pode ser prejudicial, por exemplo, no caso de uma inflação alta.
Fórmula: Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante
Índice de liquidez geral
O índice de liquidez geral busca dar uma visão da solvência de uma empresa no longo prazo. Por esse motivo, além dos itens considerados na liquidez corrente, o índice de liquidez geral adiciona os direitos e as obrigações da empresa para um prazo mais alargado, ou seja, seu Realizável a Longo Prazo e seu Exigível a Longo Prazo. Essas duas contas também podem ser obtidas no balanço patrimonial.
Sozinho, o índice de liquidez geral não possui tanta utilidade quanto os anteriores. Isso porque a empresa pode, por exemplo, ter feito um financiamento longo para investir em sua modernização, e os recursos para quitar essa dívida chegarão paulatinamente ao longo dos anos, não sendo necessários agora.
No entanto, a análise de uma série histórica da liquidez geral poderá demonstrar se a companhia está ganhando ou perdendo capacidade de pagamento.
Fórmula: Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)