Os indicadores servem para ajudar você a perceber como as coisas andam e, se for preciso, corrigir o rumo e pensar em novas ações. Um bom indicador reflete seu trabalho, é fácil de entender para qualquer pessoa, não exige cálculos complicados e mostra-se útil na prática.
Para aquilo que fazemos, ou seja, para as ações, usamos indicadores de processo.
Você precisa observar se as ações que estabeleceu estão sendo realizadas. Se estiverem, ótimo. Se não estiverem, é preciso analisar o que foi que o impediu de agir e como restabelecer o plano de modo que ele possa ser executado.
Para saber se as metas foram atingidas – ou seja, qual foi o impacto das ações no seu plano –, você precisa estabelecer os indicadores de resultado. Por exemplo: em um hospital, alguns indicadores de resultado seriam a taxa de cura e também de complicações ou mortalidade de pacientes em comparação com algum padrão de qualidade. Ou seja, esses indicadores mostram se as ações foram suficientes para cumprir o que se esperava.
Nessa fase as perguntas são: agiu ou não agiu? Executou ou não executou o que tinha de ser feito? Em outras palavras ainda: para avaliar processo, o indicador é a própria ação prevista no plano.
Soluções para a tarefa
Os indicadores de gestão e desempenho podem ser divididos em alguns grupos como por exemplo:
Os indicadores de produtividade;
Os indicadores de qualidade;
Os indicadores de capacidade;
E por fim, os indicadores estratégicos.
Deste modo, para ser mais exato, cada indicador atua de uma forma, porém com um mesmo objetivo, auxiliar o gestor a avaliar os pontos negativos e positivos da empresa a fim de melhora-los.
Até a próxima.
Resposta:
A meta é basicamente o que se deseja alcançar, os objetivos que se deseja alcançar em um futuro não tão distante, ou distante, ou próximo, o planejador é quem decide, no caso, o indivíduo.
As ações são as coisas que devem ser feitas para atingir determinado objetivo, as metas, geralmente segue uma estratégia bem-definida e que deve ser seguida, as empresas fazem isso, as pessoas também podem fazer.
O tempo é o período, tanto que cada ação deve durar, quanto o prazo para atingir determinada meta, que pode variar, e ter mais de uma meta e mais de um prazo de acordo com o objetivo.
Explicação: