História, perguntado por gabrielacardozorocha, 6 meses atrás

Os impostos somados ao controle do comércio pelos portugueses e a fome, em decorrência da seca e baixa produção agrícola, levaram rebeldes pernambucanos a iniciarem um movimento separatista. Os líderes do movimento eram de diferentes grupos sociais, e depois de expulsarem o governador de Pernambuco, influenciaram paraibanos, potiguares e cearenses a tomarem o poder em suas províncias. A Revolução Pernambucana de 1817 estabeleceu por 74 dias um governo de caráter: * 1 ponto
a) REPUBLICANO, em que estabeleceram a abolição de vários impostos, aumentaram os salários dos soldados, determinaram a liberdade de imprensa e tolerância religiosa.
b) MONÁRQUICO, estabeleceram um novo reinado em cada província que declarou independência, estabeleceram uma bandeira própria e uma constituição.
c) IMPERIAL, pois os pernambucanos conseguiram o domínio sobre os paraibanos, os potiguares e cearenses e decretaram a exigência do pagamento de impostos desses estados.
d) DITATORIAL, estabeleceram um domínio absoluto da região nordeste por meio da união das oligarquias pernambucana, paraibana, potiguar e cearenses.
só respondam se souberem. :)


anahluh330: 1-a 2-c
Anthony1429: Tá certinho vlw

Soluções para a tarefa

Respondido por igoribipora
25

A) REPUBLICANO, em que estabeleceram a abolição de vários impostos, aumentaram os salários dos soldados, determinaram a liberdade de imprensa e tolerância religiosa.

A alternativa correta é a letra (A). O movimento rebelde conhecido como Revolução Pernambucana ocorrido em 1817 estabeleceu uma república, ou seja, um governo que contaria com a maior participação dos cidadãos.

C) Proprietários de terras e comerciantes temiam o haitianismo, isto é, que escravizados lutassem e conseguissem a liberdade e igualdade.

A alternativa correta é a letra (C). Os rebeldes divergiam quanto a escravidão e tal fato enfraqueceu o movimento. Proprietários de terras e comerciantes temiam o haitianismo, isto é, que escravizados lutassem e conseguissem a liberdade e igualdade, prejudicando o sistema econômico vigente, tal como ocorreu no Haiti em 1804


serhumanorespira: certin vlw
MiniMariUwU: resumindo: 1-a, 2-c
joaopcmarqueti: \_(._.)_/ obg eu tbm sou de ibiporã ;---------;
gabrielavaleriano: minha tia mora ai
analuiza24032008: eu não sou cega .,. mais msm assim obg
mayumemariotti: SERTAAA
Respondido por EduardoPLopes
6

É correta a alternativa A, a Revolução Pernambucana de 1817 buscou implementar na região uma República, organizada de acordo com os princípios iluministas, dentre eles a garantia dos direitos básicos (como liberdade de expressão e de religião).

Neste contexto, contudo, o Brasil era ainda uma colônia de Portugal, e a própria Coroa Portuguesa ainda estava temporariamente instalada no Rio de Janeiro (sendo os custos de manutenção da Coroa uma das motivações principais da revolta), e respondeu violentamente a este projeto político pernambucano. A revolta foi esmagada, mas ficou para a História como uma tentativa republicana que antecipou a Independência.

Mais sobre o tema em;

https://brainly.com.br/tarefa/6930534

Anexos:

marianasabinosilva: Obg
marianasabinosilva: Quem aí gosta de FF
nerd350: eu
Perguntas interessantes