Os imperadores romanos buscaram apagar os legados egípcios e gregos em Roma?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Império Romano, entre 27 a.C. e 476 d.C., conquistou praticamente todo o mundo antigo conhecido. Seu domínio expandia-se da Península Ibérica (onde estão Portugal e Espanha) até o Oriente Médio. O imenso tamanho do império exigiu medidas administrativas como a Pax Romana e a sua divisão em império ocidental e império oriental. A falta de escravos, que eram a principal mão de obra, as sucessivas e sangrentas disputas pelo domínio imperial como também a invasão dos povos bárbaros fizeram ruir o lado ocidental do Império Romano.
Explicação:
Crise da república
O domínio de Roma em 27 a.C. não se restringia aos limites da cidade, mas alcançou terras longínquas, como o Oriente Médio, o Norte da África e a Península Ibérica. Os romanos enriqueciam-se às custas dos povos conquistados e da sua mão de obra escrava. O exército romano era temido por onde passasse, e seus generais eram benquistos pelos soldados e temidos pelos senadores.
O Senado, principal instituição republicana, temia o poder dos generais. Eles eram adorados pelo povo por causa dos benefícios que levavam à cidade como também pela bravura e pelos êxitos nas batalhas contra os povos inimigos.
Os senadores proibiram a aproximação das tropas até Roma e delimitaram o rio Rubicão como limite para as movimentações militares. Essa era a forma encontrada pelo Senado para evitar qualquer confronto com os generais. Entretanto Júlio César, general querido e em ascensão na política romana, atravessou o rio Rubicão, numa clara mensagem aos senadores de que a instituição republicana não teria todas as suas ordens acatadas. Esse ato foi tratado como uma afronta aos senadores que estavam em Roma.
Como se não bastassem problemas da ordem militar, o Senado tinha que lidar com as questões sociais. O desenvolvimento de Roma, desde quando seus domínios expandiram-se pelos quatro cantos do mundo, trouxe vários problemas sociais, como a questão da terra. Outra questão social era a grande presença de escravos em Roma, povos conquistados pelo exército romano. Além disso, Roma tinha que enfrentar e conter as revoltas escravistas e de províncias que se opunham ao seu domínio.