Os idosos podem ter necessidades diferenciadas quanto a dieta que irão consumir, pois passam por um processo de envelhecimento natural do organismo. Onde ocorre redução gradativa das funções orgânicas, consequentemente as necessidades do organismo serão variadas conforme as funções orgânicas afetadas.
A respeito dos principais pontos de atenção na elaboração de dietas para idosos, analise os itens a seguir:
I. Mastigação.
II. Preço dos alimentos.
III. Olfato e paladar.
IV. Embalagem dos alimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Escolha uma:
a.
I, II, III e IV.
b.
I, II e IV, apenas.
c.
I, II e III, apenas.
d.
II e III, apenas.
e.
III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, II e III, apenas.
Explicação:
Os principais pontos de atenção na elaboração de dietas para idosos compreendem aqueles relacionados a (ao):
• Mastigação: idosos que perderam sua dentição natural ou fazem uso de próteses dentárias podem necessitar da adaptação da consistência dos alimentos que forem consumir. Nesses casos, devem ser recomendados alimentos mais macios, bem cozidos, picados, desfiados, amassados e/ou liquidificados, a fim de favorecer a alimentação deste indivíduo.
• Olfato e paladar: alterações no olfato e/ou paladar exigem adaptações na utilização de temperos; o uso de temperos naturais variados deve ser incentivado, a fim de realçar o sabor dos alimentos e despertar o interesse pela alimentação, principalmente nos casos em que haja inapetência.
• Preço dos alimentos: muitos indivíduos idosos acabam deixando o mercado de trabalho e vivendo com uma aposentadoria pequena ou dependendo de familiares para auxiliá-los com as despesas básicas. Dessa forma, o custo dos alimentos é algo importante a ser considerado nesses casos. O idoso deve ser incentivado a adquirir alimentos que estejam na época, principalmente frutas, legumes e verduras e a procurar estabelecimentos de confiança que tenham e ofertem alimentos a preços mais justos e atrativos.