Os homens e mulheres africanos, embarcados na Costa da Mina, na Africa, com destino ao Brasil colonial, eram tradicionais conhecedores de técnicas de mineração do ouro e do ferro, além de dominarem antigas técnicas de fundição desses metais. Eles conheciam muito mais sobre a matéria que os portugueses.
PAIVA, E. F. Bateias, carumbés, tabuleiros: mineração africana e mestiçagem no Novo Mundo. In: PAIVA, E. F.; ANASTASIA, C. M. J. (Org.). O trabalho mestiço: maneiras de pensar e formas de viver - séculos XVI a XIX. São Paulo; Belo Horizonte: Annablume; PPGH-UFMG, 2002 (adaptado).
No processo de formação histórica do Brasil, as características das pessoas apresentadas no texto favoreceram a
A ocupação do litoral nordestino.
(B) exploração de recursos naturais.
C proibição do tráfico de escravos.
(D) aplicação de experiências indígenas.
#ProvaENCCEJA2017
Soluções para a tarefa
No processo de formação histórica do Brasil, as características das pessoas apresentadas no texto favoreceram o que está apresentado na letra B) exploração de recursos naturais.
No período conhecido como colonização do Brasil, havia a colônia de exploração realizada pelos europeus no território brasileiro, onde eles exploravam as diversas regiões do país, com o objetivo de extrair bens e recursos naturais brasileiros. Alguns dos mais apreciados por eles eram o açúcar, o ouro e o pau-brasil.
A vinda de escravos africanos, trazidos pelos Navios Negreiros diretamente da África, de maneira forçada, fez com que os processos de exploração de recursos naturais fossem favorecidos, visto que os africanos compreendiam muito mais do que os europeus sobre o cultivo desses recursos, e muitos destes passaram a trabalhar nessas terras com essa função.
Veja mais sobre exploração de recursos naturais em:
https://brainly.com.br/tarefa/16364579